Dia dos Colecionadores de Armas, Atiradores e Caçadores

Por iniciativa do vereador Gabriel Baierle, subscrita pelo vereador Chumbinho Silva, foi realizada nessa quarta-feira, 20, audiência pública para estabelecer o 02 de julho como o Dia dos Colecionadores de Armas, Atiradores e Caçadores no âmbito do Município de Toledo.

Grande representatividade e participação

Mais de 60 pessoas representando os clubes de tiros, como CTT – Toledo, ATTOL, Velho Texas, Nativos Clube de Tiro, The Unity, ATR e Proarmas, além da presença do Conselho Municipal de Proteção dos Direitos dos Animas e do IAT – Instituto Água e Terra. Todos usaram da palavra para expor que esses clubes são disciplinadores e seguem à risca as determinações do Exército Brasileiro, sendo constantemente fiscalizados.

Representando a ATTOL

O Tenente-Coronel da Reserva Oscar Monteiro explicou aos vereadores e ao público presente na audiência pública sobre a responsabilidade de ser um membro dos clubes de tiros, como CAC – Colecionar de Armas, Atirador e Caçador.

Assista:

Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores I

O evento cumpre a formalidade legal para estabelecer, debater e demonstrar a importância do projeto de lei de autoria dos vereadores, no sentido de reconhecer em Toledo, o dia específico para a atividade com o propósito de mobilizar os praticantes e permitir a ampliação do conhecimento em torno de suas ações como atividades de risco à vida e de incolumidade física, conforme os termos do artigo 10 da Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores II

No debate proposto, se reconhece o risco da atividade e ameaça à integridade física dos Colecionadores, Atiradores Esportivos e Caçadores (CACs), no âmbito do Município de Toledo. Tal reconhecimento faz-se necessário, uma vez que fazem parte do cotidiano dos CACs a guarda e o transporte de bens de alto valor e grande interesse de criminosos: armas e munições.

Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores III

Por não terem meios de defesa, tornam-se suscetíveis a ataques durante sua rotina diária, e particularmente vulneráveis, quando entrando ou saindo de suas residências e locais de trabalho, deixando seus acervos totalmente expostos. Reconhece a audiência, portanto, o risco da atividade e a necessidade do porte a integrantes de entidades de desporto legalmente constituídas.

Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores IV

Cumpre destacar que atualmente, que os Colecionadores, Atiradores e Caçadores apenas fazem jus aos meios de autodefesa nos deslocamentos entre os locais de guarda autorizados e os de treinamento, instrução, competição, manutenção, exposição, caça ou abate. Porém, não existe qualquer salvaguarda a sua integridade física fora destes deslocamentos previstos.

Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores V

A Lei Federal nº 10.826/2003 já prevê em seu artigo 6º, inciso IX, o porte de arma “para integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas”, estando exaurida a competência da União. A proposta apresentada não infringe a competência da União, apenas reconhece no Município de Toledo o dia específico para a atividade dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores que é considerada de risco, de forma que a integridade física destes está ameaçada, haja vista que o porte de arma é concedido por eficácia territorial. O risco a integridade física dos CACs, está totalmente interligado a saúde pública, pois existe um grande número de CACs em nosso município.

Alto nível e respeito

Uma observação feita pela maioria dos presentes que assistiram a audiência, e que merece destaque, foi o alto nível da organização, que contou com impecável educação e respeito à fala de todos os participantes. Assim, eu, Mayara Martan e Jair Scarpatto vimos. Confesso que fazia um bom tempo que não assistia uma audiência pública com público e nível elevados. A audiência esteve sob a presidência do Professor Oseias, vice-presidência Marcelo Marques e foi secretariada pelo vereador Elton Welter.

Paranaense de Arrancada em Toledo

Nesse final de semana, dias 22 e 23 de abril, Toledo vai receber os carros mais rápidos do Brasil, que estarão na Toledo Dragway. O evento ocorrerá a pista de arrancadão, lateral a BR 163.