Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Audiência na Câmara de Toledo debate projetos para desburocratização

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Câmara de Toledo realizou audiência pública na quarta-feira, dia 2 de agosto, para discutir as proposições que tratam da atualização do Código de Posturas e do Zoneamento do Uso e Ocupação do Solo Urbano, respectivamente Projetos de Leis 104 e 105, visando a desburocratização.

A audiência foi realizada pela Comissão Especial nomeada pela Portaria n° 43, composta pelos vereadores Professor Oséias, Marcelo Marques e Valdomiro Bozó, além do vice-presidente Gabriel Baierle e do presidente Leoclides Bisognin. A Comissão Especial instituída pela Portaria nº 43 visa o acompanhamento do Projeto de Lei nº 104, que altera o Código de Posturas do Município de Toledo e o Projeto de Lei nº 105, que altera a legislação que dispõe sobre o zoneamento do uso e da ocupação do solo urbano.

Na audiência, que teve seu início adiado para ajustes de equipamentos, os relatores explanaram sobre o trabalho de apreciação que estão realizando, além de ouvir sugestões dos interessados. O relator Marcelo Marques está apreciando o Projeto de Lei n° 104, enquanto Valdomiro Bozó foi designado relator do Projeto de Lei n° 105.

Também participaram da audiência os vereadores Chumbinho Silva e Olinda Fiorentin, a coordenadora da Sala do Empreendedor, Fernanda Moreira, o diretor de Indústria e Comércio, Isaque Braga, assessores, estagiários e outros interessados.

Inicialmente, o relator Marcelo Marques explanou sobre o Projeto de Lei n° 104 e vários aspectos foram debatidos visando facilitar a abertura e atuação dos novos negócios e dos empreendedores já em atuação em aspectos como renovação de alvará e outros.

Também o relator Valdomiro Bozó explanou aos presentes sobre o Projeto de Lei n° 105, especialmente o parecer jurídico contrário à proposição em função de entendimento de que suprime atribuições do Poder Legislativo em benefício da Comurb. Fernanda Moreira explicou que na verdade a redação existente considerou a possibilidade de surgimento de nova atividade econômica visando sua regularização simplificada. O vereador Professor Oséias comentou que deverá então ser proposta nova redação substitutiva visando contemplar este objetivo e não da forma ampla como previsto.

A audiência debateu ainda outros aspectos e a Comissão Especial da Portaria n° 43 deve reunir as sugestões propostas e colher outras durante a tramitação das duas proposições e fazer sua manifestação final.

Confira em vídeo a audiência da Comissão Especial sobre os PLs 104 e 105:

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real