Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atualização cadastral obrigatória de rebanhos soma 94% de registros na ULSA de Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Atualização cadastral obrigatória de rebanhos, encerra-se nesta sexta-feira. Foto: Sistema FAEP/SENAR-PR

Por Marcos Antonio Santos

Restando poucos dias para o término do prazo da campanha de atualização cadastral do rebanho paranaense, o período começou em 1º de maio e se estende até este dia 30, a Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do município de Toledo, que abrange também, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu, registra até essa segunda-feira, 26, que 94% das propriedades já cumpriram com a obrigação.

O total de propriedades na ULSA, de Toledo, é de 2.853, restam 189. “Em Toledo faltam ainda 150 propriedades para realizar o cadastro. Em São Pedro do Iguaçu, 39 propriedades, e em Ouro Verde, foi concluído; 100% já fizeram o cadastro obrigatório. Na região de Toledo, essa porcentagem, está muito boa. Em comparação com outras regiões do Paraná, a ULSA de Toledo, é a melhor do Estado; tem os melhores números. Esta sexta-feira, é o último prazo e não será prorrogado”, afirma o assistente de fiscalização da Adapar, de Toledo, Airton Vitor de Moura.

URS – A Unidade Regional de Sanidade (URS), da Adapar, do município de Toledo, que abrange 20 municípios, até essa segunda, registra 10.595 (93,9%) propriedades que já realizaram o cadastro, de um total de 11.288, restam, portanto, 693 propriedades. E também está à frente entre todas as unidades do Paraná. Em todo o Estado, são 186.181 propriedades, sendo que, 135.683 (72,9%) já comprovaram o cadastro, faltam 50.498 propriedades. A URS com menor porcentagem é a de Curitiba com 56,1%.

Após o término da campanha, o transporte dos animais não declarados ficará proibido, visto a impossibilidade de se retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), e o produtor poderá receber as punições previstas em lei. “Quem não fizer o cadastro é passivo de autuação, que está previsto na legislação, e poderá ser multado. É obrigatória fazer esse cadastro e fornecer todos os dados para a Adapar.  Toda a propriedade que tem rebanho, que compreende bovinos, ovinos, equinos, entre outros, tem que estar atualizada”, diz Airton de Moura.  

A atualização é fundamental para que a vigilância sanitária saiba onde estão os animais e como eles se movimentam no Estado, ajudando a garantir a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação.

Atualização é exigida para todas as espécies de animais de produção existentes na propriedade. Foto: AEN

A atualização é exigida para todas as espécies de animais de produção existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda). Os produtores de Toledo podem fazer o cadastro obrigatório de rebanhos de forma online pelo site: www.adapar.pr.gov.br, ou na unidade local da Adapar, Sindicato Rural, e ainda por meio do aplicativo Paraná Agro.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real