A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) anunciou, em parceria com o Ministério do Esporte, a lista de 22 estudantes-atletas e quatro técnicos paranaenses convocados para compor a Delegação Brasileira nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2024, que serão realizados em Bucaramanga, na Colômbia, entre 2 e 10 de dezembro. Do Paraná, serão seis atletas e um técnico no atletismo; dois atletas na natação; um atleta no judô; três atletas e dois técnicos no xadrez; e dez atletas e um técnico no voleibol. Confira a lista AQUI.
A convocação é fruto do bom desempenho da delegação paranaense nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que garantiu o 2º lugar geral, com 124 medalhas (45 de ouro, 39 de prata e 40 de bronze), atrás apenas de São Paulo, que conquistou 140. Na oportunidade, 252 pessoas – 213 atletas e 39 técnicos – representaram o Paraná.
“De forma geral, a gente acaba evidenciando a força do esporte escolar do Paraná, primeiro pelo resultado alcançado nos JEBs, que reflete nos atletas do Paraná compondo a seleção brasileira que vai para o Sul-americano da Colômbia”, afirma o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros Homem D’El Rei.
O resultado também é fruto dos jogos estaduais, que crescem a cada edição em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade. Atualmente, quase todos os municípios enviam delegações para as disputas, movimentando diversas regiões das sedes das fases municipal, regional, macrorregional e final. Após a fase estadual, as seleções paranaenses, formadas pelos destaques, participam do calendário nacional.
Além disso, o Estado participará neste mês dos Jogos da Juventude. Entre 13 e 28 de novembro, João Pessoa (PB) recebe os Jogos da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil (COB), competição que reúne os melhores atletas nacionais na faixa etária de 15 a 17 anos, em 18 modalidades olímpicas. Nesta edição, o Paraná levará 205 pessoas à capital paraibana, onde são esperados mais de 4,2 mil atletas, das 27 unidades da Federação.
Em 2023, foram enviados 202 atletas e treinadores para Ribeirão Preto para os Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro e 24 para a Bahia, onde o Paraná foi campeão do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar.
Fonte: Agência Estadual de Notícias