Ginastas do PR e Márcia Aversani, coordenadora da ação. Foto: Divulgação

Ginastas foram convocadas por conta do ótimo resultado conquistado em campeonatos brasileiros em 2019

No começo deste mês, três ginastas e uma treinadora da Associação Toledana participaram do II Estágio de Treinamento – 13 e 14 anos, na sede da seleção brasileira de ginástica rítmica, no Centro de Treinamento, em Aracaju, em Sergipe. Alana Carolayne da Silva, Fernanda Heinemann e Maria Eduarda Alexandre viajaram no dia 5, acompanhadas pela técnica Solange Paludo, para as atividades do estágio entre 6 e 14 de dezembro.

As ginastas e a técnica foram convidadas a participar da ação por conta do ótimo resultado que obtiveram em campeonatos brasileiros em 2019. No total, participaram 21 ginastas de todo o país.

Segundo Márcia Aversani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica e coordenadora da ação, o objetivo do estágio foi oportunizar a troca entre as ginastas e treinadores do país e a preparação para campeonatos internacionais que serão realizados em 2021. “O intuito foi reforçar o trabalho de preparação física e técnica para os Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano da categoria e, em especial, potencializar as ginastas que poderão nos representar nos Jogos Pan-Americanos Júnior”, contou.

Para a treinadora Solange Paludo, o estágio também serve como um motivador, após um longo período de treinamento remoto. “Não foi fácil treinar no online, um formato totalmente atípico. Para as ginastas, esse estágio foi como uma recompensa por se manterem firme lutando apesar das dificuldades e traz a sensação de que tudo valeu a pena. Como treinadora, tenho sede de aprender e esse estágio nos proporcionou muito. A bagagem recebida é riquíssima”, explicou.

Agora, o foco das ginastas é conquistar as vagas nos campeonatos internacionais de 2021. “Finalizar o ano com esse estágio enriquecedor foi sensacional. Senti uma esperança de novas expectativas e desafios, traçando metas e reestruturando novamente para 2021. Que seja um ano de muitas conquistas e sucesso”, comemorou Solange.

Ginastas no Estágio. Foto: Ricardo Bufolin

FORÇA PARANAENSE – O Paraná marcou presença como o estado com maior número de ginastas convocadas. Além das atletas de Toledo, outras seis ginastas paranaenses também participaram da ação com suas técnicas, confirmando a força do estado no cenário nacional: Gabryela da Rocha, Isadora de Oliveira e Luiza Pugliese, com a técnica Kareen Priscilla, do Clube Agir (Curitiba); Giovana Souza, do Clube Tuiuti (Cascavel) com a treinadora Margarete Oliveira e Júlia Beatriz Kurunczi e Julia Castro, da ADR Unopar (Londrina), com a treinadora Juliana Coradine.

Solange Paludo ressaltou que existem ótimos profissionais e uma qualidade de trabalho excelente no Paraná. “Nosso estado tem muitas ginastas talentosas, que futuramente serão nossa seleção brasileira, representando o país em campeonatos internacionais. A Federação Paranaense trabalhou firme nessa pandemia com várias ações importantíssimas. Só tenho a agradecer ao estado por esse apoio para manter em pé nossas esperanças”, contou.

EXPERTISE DO PARANÁ – Outra treinadora paranaense presente na ação foi Márcia Naves, técnica da ginasta Barbara Domingos, medalhista pan-americana e atleta da seleção individual de ginástica rítmica. Márcia participou como professora expert do curso, ao lado de outras profissionais do Paraná: Márcia Aversani (presidente da Federação Paranaense de Ginástica), Juliana Coradine (treinadora da categoria juvenil da ADR Unopar), Camila Ferezin (treinadora da seleção brasileira de conjunto), e Bruna Marttins (auxiliar técnica da seleção brasileira de conjunto).

Para que a ação acontecesse de forma segura, todos os participantes fizeram teste para o coronavírus e foram mantidas todas as medidas de segurança segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Delegação Paranaense. Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria