Com destino a Medianeira, próximo a Foz do Iguaçu, vários ciclistas de Toledo foram em busca de boas colocações na 3ª Etapa do Campeonato Oeste de Mountain Bike 2019. Alguns optaram por ir de carro e outros com ônibus viabilizando por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL). A competição aconteceu no último domingo, 30 de Junho. 

Mais de 250 ciclistas inscritos da região, do Paraguai e da Argentina, agitaram o Distrito de Maralúcia, em Medianeira. Toledo se destacou. A competição foi dividida nas categorias Pró e Sport, Duplas Mistas de 14 até 60 anos, adulto, juvenil, junior e infanto-juvenil. O percurso foi dividido entre, estrada de chão, cascalho, paralelepipidos e até mesmo sobre uma ponte molhada.

Participando pela primeira vez de uma competição em alto nível, o atleta da equipe Dias Bike Team Race Toledo, José Nivaldo Pereira dos Santos, de 47 anos, cravou o tempo de 1:32:46, garantindo a quarta colocação. “Estou contente pelo desempenho realizado na prova. Também é motivo de alegria levar o nome do nosso município para uma das competições mais importantes para o ciclismo. Esperamos que com os treinos e a dedicação a evolução seja constante”, contou. 

Toledo teve destaque ao garantir vários pódios. Quem conquistou o primeiro lugar na categoria Sport – Master 2 – 35 a 39 anos foi o Fernando Perin, no percurso de um pouco mais de 30 km, o ciclista fez um tempo 01:15:27 garantindo o primeiro lugar para o município. Fernando faz parte da equipe Team Refit Avenida (TRA). 

Outro atleta que se destacou é o ciclista Alisson Fritch. Com apenas 17 anos, o atleta correu na elite. O destaque se deu pela sua 5ª posição, correndo junto aos melhores atletas da região. Com um percurso de 50 km, dando 1100 metros de altimetria, com média de 26 km por hora Alisson se manteve entre os melhores chegando a linha de chegada com 1 hora e 52 minutos.  

Toledo se destaca e garante pódios

No Pró Elite Feminino, Veridiana de Liz conquistou a quarta colocação. No Sport Master A Feminino, Patrícia Schnorenberger, ficou com a terceira colocação. No Sport Sub 23, Paulo Fleck garantiu a terceira colocação. No Sport Juvenil de 15 a 16 anos, Vinicios Henrique Heineck ficou no quarto lugar. 

Giovani de Bona, participou da Sport Master 3, de 40 a 44 anos de idade ficou na quinta colocação. Fabio Dias de Almeida garantiu a terceira colocação na categoria Sport Master 1, de 30 a 34 anos. José Nivaldo Pereira dos Santos ficou com a quarta colocação na Master 4, de 45 a 49 anos. Na categoria Pró Sub 30, Lucas Henrique Boesing de Lima se destacou e garantiu o quarto lugar. E com apenas 14 anos, Vitor Bolson, ficou com o terceiro lugar na Sport Infanto. 

Incentivo da SMEL

Seis equipes do município representaram Toledo no evento. São elas o Ciclismo Juventude Toledo (CJT), CTC, Team Refit Avenida (TRA), Parceiros do Pedal de Toledo, Pedal Bruto e a Dias Bike Team Racing Toledo. 

O Técnico da Smel, responsável pelo ciclismo de Toledo, André Dindas, reforçou a qualidade da modalidade em Toledo. “É através dessas competições que vamos vendo como estão os atletas. Foram resultados interessantes que nos agradaram. O incentivo da Prefeitura é fundamental para que possamos participar dessas competições, para todas as etapas são viabilizados transporte. Se não fosse isso muitos não poderiam ir para os eventos”, destacou. 

Fonte: Secom/Pref. de Toledo