A UBS do Panorama é uma das unidades que retornam aos atendimentos. Foto: Carlos Rodrigues

Após a interrupção dos atendimentos à população, devido ao remanejamento dos serviços de saúde provocado pela pandemia do novo coronavírus, foram retomados nesta segunda-feira (9), os procedimentos gerais (curativos, vacinas, consultas e dispensa de medicamentos) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Panorama, Santa Clara e Cosmos. O atendimento a pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de Covid-19 ficarão concentrados nos prontos atendimentos de Toledo.

Pacientes com idade superior a 12 anos que apresentem sintomas de síndrome gripal (febre, tosse, dor de garganta e falta de ar) ou perda de olfato e paladar devem procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes, na Grande Pioneiro. Por sua vez, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker, atenderá crianças que se encontram nesta situação.

A decisão baseia-se no atual quadro epidemiológico em que a quantidade de pacientes ativos e de novos testes positivos para o novo coronavírus (Sars-Cov-2) estão em queda. Apesar desta melhora, a orientação é para que a população mantenha os cuidados adotados desde o início da pandemia: sair de casa só quando precisa e usando máscara do jeito certo, além de higienizar as mãos várias vezes ao dia e evitar aglomerações.

Unidades básicas

Além das “unidades-sentinela”, que realizavam exclusivamente atendimentos a pacientes com síndrome gripal ou sintomas típicos de Covid-19, mais duas UBS foram reabertas nesta segunda-feira (09): Porto Alegre e Pancera. Estes espaços estavam fechados em razão das adequações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento da pandemia. As unidades do Porto Alegre e do Cosmos ficarão abertas das 7h às 19h; a do Panorama, das 8h às 17h30; e as do Santa Clara e Pancera atenderão das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Fonte: Da Redação, com informações da Secretaria Municipal de Comunicação