Foto: Fábio Ulsenheimer/Secom

Em resposta ao Decreto Estadual nº 6983/2021, que estabeleceu medidas mais duras para funcionamento de empresas e circulação de pessoas em virtude do agravamento da pandemia do novo coronavírus, os órgãos municipais de Toledo estão trabalhando para ajudar as autoridades de saúde para impedir a disseminação do patógeno causador da Covid-19. De uma forma geral, secretarias e demais repartições criaram protocolos para organizar a prestação dos serviços de maneira presencial, orientando para que o cidadão busque outros meios para ser atendido.

Em relação às secretarias e repartições que funcionam no Paço Municipal Alcides Donin, a demanda externa está sendo atendida normalmente, porém na recepção será feita uma triagem para controlar a quantidade de pessoas que entram no prédio. “A  equipe responsável por esta tarefa ficará na porta medindo a temperatura e passando álcool em gel nas mãos dos cidadãos que nos procura e, quando perceber que há muitos cidadãos sendo atendidos ao mesmo tempo, pedirá para que a fila se dê do lado de fora, evitando aglomerações em ambientes fechados”, esclarece o secretário de Administração, Nélvio José Hübner. “De uma forma geral, pedimos à população para que só busque o atendimento presencial se realmente for urgente e necessário, isto é, se não for possível esperar alguns dias e se não tiver outros meios, como o telefone ou a internet, de resolver esta situação”, salienta.

Secretarias externas

As secretarias que não funcionam no Paço e que atendem ao público também tiveram que se adequar à situação. A da Juventude (SMJ), de Esportes e Lazer (Smel), de Cultura e de Política para Mulheres (SPM), por exemplo, anunciaram o cancelamento ou adiamento de atividades.

Juventude – A equipe está realizando teleatendimentos de segunda a sexta-feira. Matrículas para atividades e cessões de uso foram suspensas.

Política para Mulheres – Também está utilizando teleatendimentos e encaminhamentos presenciais somente está ocorrendo e casos de emergência, conforme avaliação da equipe técnica. 

Cultura – Decidiu suspender o calendário de matrículas dos cursos da Casa da Cultura (que seriam realizados de 01 de março a 12 de março) e também o início das oficinas e cursos no Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU das Artes.  A secretaria irá agendar novas datas para as atividades e informar a população.

Esporte e Lazer – Suspendeu todas as atividades esportivas.

Meio Ambiente – Está atuando de “portas fechadas” atendendo somente pelos telefones (45) 3055-8355 (Geral) e (45) 3378-8378 (Fiscalização, só processos em andamento). Atendimentos presenciais somente para serviços urgentes.

Assistência Social e Proteção à Família – Realiza, na sede e órgãos sob responsabilidade da pasta, somente atendidos previamente agendados pelo call center: (45) 99152-8010. Visitas somente em casos excepcionais.

Saúde – Manteve os serviços na sede da pasta, mas pede que a população só procure o local caso seja imprescindível o atendimento presencial. Ainda mais porque ali estão sendo prestados agora os serviços ambulatoriais para gestantes, que estavam sendo realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Paulista, onde agora funcionará, de forma temporária, a Central de Especialidades, deslocada para ampliar a capacidade de atendimento do Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Procon e Agência do Trabalhador

Na Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo), o atendimento presencial, a abertura de processos e realização de audiências está suspensa durante a vigência do decreto. Em situações de queixas perante bancos, telefônicas, serviço de abastecimento de água e esgoto, e grandes empresas do varejo, o consumidor pode efetuar a reclamação de forma online pelo site www.consumidor.gov.br. Orientações e recebimento de denúncias podem ser feitas também pelos telefones (45) 99973-6854 (Whatsapp) ou 3277-7555 (Fixo).

Os atendimentos presenciais voltados à busca por vaga de emprego e obtenção de seguro-desemprego via Agência do Trabalhador somente estão sendo realizados mediante agendamento pelo site www.justica.pr.gov.br/trabalho. As empresas que desejam abrir vagas de emprego com o apoio do órgão podem fazer o comunidade de abertura pelo e-mail agenciadotrabalhdor.toledo@gmail.com.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação