A Prefeitura de Toledo, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural  (EMDUR), irá realizar a ampliação do emissário que capta água pluvial e leva até o Rio Toledo na Avenida Senador Atílio Senador Fontana, entre a Rua Piratini e a 25 de Julho. A intervenção inicia na segunda-feira, 1º de Junho. O investimento é de R$ 189.259,46.

Por conta das obras, a atenção no trânsito deve ser redobrada nos próximos dias. O trânsito deve ficar em meia pista tanto para quem vem do centro da cidade, quanto o trajeto para os bairros. Já foram retirados nove super postes para a escavação do emissário.

A população não deve se preocupar com a falta de luz no local. O Diretor da Emdur, Rodrigo Sales, explica que foram instalados braços de iluminação que ficarão nas calçadas de forma provisória, até que obra seja concluída.

“Essa região possui muitos problemas com águas pluviais, em função da declividade acentuada das vias que faz com que a água que não é captada pelas bocas de lobo ganhe velocidade causando estragos nas calçadas. Foi necessário um estudo para a retirada do super postes, e para que a localidade não ficasse sem iluminação adequada, por isso a implantação da iluminação provisória”, explica Rodrigo.

Segundo o Prefeito Lucio de Marchi, esse é um compromisso da gestão com a população. “ Obras de infraestrutura principalmente as que ficam enterradas não são prioridade da grande maioria dos gestores, mas no nossa gestão a captação de águas pluviais é sim uma prioridade. Toledo não pode ficar a mercê dos alagamentos que causam destruição nas residências e vias públicas”.

Obras realizadas

A Prefeitura de Toledo já realizou várias obras de melhorias e ampliação de galerias pluviais que juntas somam aproximadamente R$ 600 mil somente no primeiro quadrimestre deste ano. São elas:

Rua Raimundo Leonardi, entre a  Rua Dom Pedro II e a Rua Sarandi.

Rua Dr. Olavo Seco Rigolon, entre a rua Carlos Sbaraini e José Cazzanatto,

Rua Rui Barbosa entre a Rua Guarani e Nossa Senhora do Rocio, em frente ao HCO,

Rua Guanabara entre a Avenida Parigot de Souza e a Rua Miraldo Pedro Zibetti, próximo ao Corpo de Bombeiros. E tem mais : Rua Epitácio, entre a Rua Rui Barbosa e Avenida Senador Atílio Fontana.

Rua Princesa Isabel, entre a Rua Saturno e a Rua Gilberto Gutierrez Beltrão. Avenida Maripá, entre a rua do Pinhal e rua Piratini

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo