O anúncio do Plano Safra previsto para ser divulgado na próxima quarta-feira, dia 12, está adiado. A informação foi confirmada na noite de quarta-feira pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio. Segundo ele, o Ministério da Agricultura só vai marcar nova data quando for aprovado o PLN4, que é o Projeto de Crédito Suplementar.

O adiamento foi provocado porque a comissão mista do Congresso que analisa a medida que trata do crédito suplementar (PLN4)  suspendeu a sessão de quarta-feira e de acordo com o relator do texto, deputado federal Hildo Rocha, a discussão só deve ser retomada na terça, dia 11, véspera da data que estava programada para o anúncio do Plano Safra.

O atraso pode afetar todo o cronograma da liberação do crédito. “A nossa perspectiva era lançar no dia 12 para chegar ao banco, lá no interior, em 1º de julho. Precisamos ver quando acontecerá a liberação para avaliar se vamos conseguir manter o calendário”, conta Sampaio.

O secretário esclarece que a maioria dos recursos do Plano Safra já foi garantida com outras fontes, mas parte está no projeto. “Além disso, os recursos do PLN também são para cumprir com compromissos de financiamento do passado”, afirma.

Outros Meios – Eduardo Sampaio disse que o Ministério da Agricultura está trabalhando para criar meios para que toda a cadeia produtiva consiga acessar crédito fora dos recursos oficiais, com juros compatíveis. “Estamos conversando com o pessoal da Economia e do Banco Central, para não ficarmos na dependência do Plano Safra”

Fonte: COAMO