Atletas, treinadores, familiares e outros convidados celebraram o esporte, a dedicação e o espírito de superação. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

Em cerimônia realizada na noite dessa quinta-feira, 25, no Madaly Eventos, a Associação de Pais e Amigos do Judô Ricardo Santos fez o lançamento do Projeto Proesporte, do governo do Paraná, com patrocínios do Allmayer Supermercado e da Copel. Também foram apresentados os novos uniformes de viagem para as competições.

A noite celebrou ainda a troca de faixas dos atletas da Associação de Judô Ricardo Santos. Os judocas receberam as faixas: branca ponta cinza; cinza; cinza ponta azul; azul; azul ponta amarela; amarela; laranja; verde; roxa; e marrom.

O destaque foi Henrique Dias Muniz, de 69 anos, pai do Sensei Paulo Muniz, que fez a troca para a faixa roxa, restando agora apenas a faixa marrom para que ele alcance a faixa preta.

PAI E FILHO – Henrique Muniz conta que começou a praticar judô nos anos 1970. “Acredito que foi entre os anos de 1975 e 1976. Eu gosto da arte, da movimentação. Então, é isso que me chamou a atenção. Sempre foi. E é por isso que eu pratico. Porque eu gosto e tenho facilidade em fazer. Hoje, não sei se tenho mais tanta facilidade quanto eu tinha com 30 anos. Mas eu tento fazer. Tenho disposição para fazer. Acho que levei meu filho para o judô. Ele era pequenininho e começou a praticar com 7 anos. Ele começou a praticar e continuou, e não parou mais”.

Paulo Muniz disse que se sente muito orgulhoso do pai e relata essa nova experiência de treinar os judocas de alto rendimento. “É uma experiência única, muito importante. Para mim, é uma nova experiência no treinamento de alto rendimento. Comecei com sete anos. Temos uma vida de atleta que não é muito longa. Às vezes, temos que parar para fazer uma faculdade, para trabalhar, mas voltei depois que terminei a faculdade. E agora é uma experiência nova porque não depende tanto do físico, mas do mental, de como você organiza, de como você ensina outra pessoa a continuar aquilo que você aprendeu. É muito bom, ficamos felizes ao ver o progresso de outra pessoa e saber que participamos de alguma forma desse resultado, não somente como atleta, mas também como ser humano”.

Cerimônia foi realizada no Madaly Eventos. Foto: Gazeta de Toledo

PROESPORTE – Para o presidente da Associação de Pais e Amigos do Judô Ricardo Santos, Paulo Vanderlei Sanches, o Projeto Proesporte é muito importante. “Na realidade, é uma segunda etapa do projeto Formando Atletas 2, que é uma continuação do projeto Formando Atletas, que proporcionou e contribuiu muito para que nossa associação atingisse o nível de excelência. Hoje, estamos entre as melhores academias de judô do estado. Somente no ano passado, em 18 competições, nossos atletas conquistaram 96 medalhas, sendo 32 de ouro. Dessa segunda fase do projeto, vamos conseguir dar continuidade à primeira etapa e fomentar todo o apoio que a associação consegue dar para os atletas, principalmente no aspecto do projeto social que o Judô Ricardo Santos desenvolve, onde os alunos mais graduados e os professores da academia vão para os bairros e ministram aulas gratuitamente para os alunos no contraturno escolar, retirando essas crianças das ruas e das telas e contribuindo para a formação desses alunos, desses atletas. Os atletas que se destacam nesse projeto social são convidados a participar da equipe de alto rendimento. O papel da associação é bancar todos os custos com esses alunos, em termos de taxas de federação, custos de transporte e inscrição nos campeonatos. Estamos tentando apoiar todos os nossos atletas. E esse convênio agora, sem dúvida, contribui muito para isso”, afirma.

O judô não é apenas uma arte marcial, mas também uma filosofia de vida que nos ensina valores como respeito, disciplina e perseverança. Esta noite, celebramos não apenas as vitórias nas competições, mas também o crescimento pessoal e as conquistas de cada um dos nossos atletas. “O judô, como toda arte marcial, prega muito a disciplina, o respeito ao próximo. E, nesse aspecto, contribui para o desenvolvimento físico, motor e psicológico das crianças, inclusive em relação ao autocontrole e à disciplina”, menciona Paulo Sanches. O judoca Rafael Rackbart Sanches, filho de Paulo, também fez a troca de faixa, agora sendo faixa laranja.