Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Assis Chateaubriand inicia oficina de atendimento com musicoterapia para crianças com TEA

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Secretaria de Educação, Cultura, através do Setor de Cultura, iniciou no dia 16 de agosto a oficina de atendimento em musicoterapia para crianças com TEA – Transtorno do Espetro do Autismo.

A musicoterapia usa a música e seus componentes como a melodia, harmonia e ritmo para atender às necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais dos indivíduos.

A musicoterapia também oferece caminhos de comunicação que podem ser úteis para aqueles que têm dificuldade em se expressar em palavras, como é o caso de várias crianças autistas.

Essa terapia consiste na utilização da música no contexto clínico, educacional e social e tem como objetivo auxiliar no tratamento ou prevenção de problemas de saúde mental.

O musicoterapeuta e especialista em autismo David William Motta Morais iniciou os atendimentos através da entrevista inicial com os pais e responsáveis e na sequência, as crianças e adolescentes iniciaram seus acompanhamentos.

As sessões serão ofertadas na Casa da Cultura, com a frequência semanal, com duração de 30 minutos e os pais são responsáveis pelo acompanhamento, desde o deslocamento e aguardo do término da sessão.

O musicoterapeuta David Morais destaca que a musicoterapia é um tratamento na área da saúde. “No atendimento não serão ensinadas técnicas de uso de instrumentos. Estes instrumentos, como o violão e teclado, são meios para se alcançar melhoria na qualidade de vida do indivíduo”.

Estiverem presentes na inauguração, o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, “Valtinho”, Secretária de Educação e Cultura Fátima Aparecida Sobral Silva, presidente da Câmara de vereadores Matheus Henrique Ribeiro Marques, a Coordenadora de Cultura Vera Lúcia do Nascimento e a psicóloga da Secretaria de Educação Silvana Pedro Pinto.

“A demanda no atendimento de crianças autistas é emergente e o tratamento em musicoterapia só irá contribuir para o desenvolvimento integral das crianças”, assegurou o prefeito Valtinho.

A Secretária de Educação Fátima Aparecida Sobral declara que abraçou a ideia da musicoterapia e fomentou os trâmites para que se tornasse uma realidade. “É com muito orgulho que inauguramos esta modalidade de atendimento. O tratamento irá refletir também no desenvolvimento das habilidades das crianças, inclusive as acadêmicas, contribuindo também para o melhor rendimento escolar”.

Fonte: Ascom/Pref. de Assis Chateaubriand

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real