Há mais de 6 anos que a Gazeta de Toledo vem recebendo denúncias de assédios nas repartições públicas, em autarquias e até de funcionários de empresa privadas. Segundo definições do dicionário Houaiss, o assédio, no conceito amplo, é insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém, para conseguir alguma coisa.
Assédios na Unioeste I
Quando trabalhadores são expostos a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas no exercício de suas funções, durante a jornada de trabalho, configura-se assédio moral.
Assédios na Unioeste II
Todas as denúncias que chegaram à Gazeta foram divulgadas. A maioria foi resolvida apenas com a sua exposição pública nessa coluna, mas algumas foram parar na Justiça. Há anos, venho colhendo informações de graves assédios a professores da Unioeste, campus de Toledo, e que a partir de agora irei, gradativamente, expor publicamente.
Assédios na Unioeste III
Nessa semana, mais uma leva denúncias de assédios morais contra professores da Unioeste de Toledo chegaram a esse colunista. Digo ‘mais uma’, que se juntou às mais de 30 denúncias que tenho em meu HD, e que agora irão sair do campus. Para vocês terem ideia, uma única professora sofreu mais de 25 processos, a começar pelo administrativo, e que depois foram parar nas barras da Justiça. Agora, são denúncias de quatro mestres perseguidos pela direção, que chegaram a esse colunista, e que iremos apurar e ouvir. Em sua maioria, já são fatos consumados, mas que precisam ser informados ao público em geral.
Assédios na Unioeste IV
As perseguições são assédios praticados pela direção e por alguns coordenadores de cursos, inclusive um desses bajuladores da direção, está sendo julgados por ‘plagiar’ o seu mestrado. Outro absurdo: professores que não confabulam com orientações ‘marxistas’ e querem falar da “Bíblia”, de imediato são cortados, assediados moralmente no trabalho, perseguidos e sofrem restrições até para usar salas. Agora, imagine se você colocar uma bandeira NACIONAL no seu carro? Você é alvo de ataques, pois não está alinhado com a política ideológica dos diretores e seus asseclas.
Assédios na Unioeste V
Nobres leitores, as denúncias são graves, e para piorar, se referem a episódios ocorridos dentro de uma universidade estadual. Os dirigentes da instituição deveriam respeitar os mestres, mas com essas atitudes, envergonham e ferem princípios e direitos daqueles que querem estudar, se formar e ser alguém. Só para clarear: são processos que em sua maioria já foram julgados em todas as instâncias. Aguardem! Em breve, colocaremos no ar essas denúncias.
Deputado Natan Sperafico viabiliza ônibus a Beit Abba
Atendendo ao pedido da entidade terapêutica Beit Abba, o deputado estadual de Toledo, Natan Sperafico, viabilizou junto ao prefeito de nossa capital Curitiba, Rafael Greca, a destinação de um veículo ônibus ‘ligeirinho’, da URBS – Empresa de Urbanização de Curitiba.
Deputado Natan Sperafico viabiliza ônibus a Beit Abba I
De acordo com o parlamentar, o veículo terá destinação definida para a Beit Abba. “Já alinhei com o prefeito de Toledo Beto Lunitti o repasse desse ônibus para a Comunidade Terapêutica, que há algum tempo vem lutando por um novo meio de transporte mais seguro para realizar seus translados e atendimentos”, afirmou Natan.
Deputado Natan Sperafico viabiliza ônibus a Beit Abba II
O ônibus é do mesmo modelo utilizado no transporte público de Curitiba, sendo de um lote que acaba de ser substituído por uma nova frota. “É um veículo moderno, em excelentes condições e que passará por uma revisão completa antes de chegar à Beit Abba, onde será muito útil”, explicou Natan.
Representatividade
Só rememorando os eleitores de Toledo, principalmente aqueles que votaram em candidatos quase que de outro estado. “Essa é a importância da representatividade política. Se não tivéssemos um deputado naquele momento, bem provável que esse ônibus seria destinado para outro local”. Será que aquele vereador que votou no deputado que mora na divisa com SP vai estar lá, na hora da entrega do ônibus?
Pedir licença no Município
O RH do Município de Toledo concedeu 30 dias de licença ao servidor JULIANO ALVES DOS SANTOS para que o mesmo possa assumir o cargo de vereador, no período de 7 de novembro a 6 de dezembro de 2022.
“Prêmio Cidades Excelentes”
Na próxima segunda-feira, 07 de novembro, Toledo vai ser destaque no projeto “Prêmio Cidades Excelentes – Etapa Paraná”, que acontecerá às 19h30, no Auditório Poty Lazzarotto, do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
O mau exemplo vem de cima
Com o mau exemplo dado pelo STF, que tem passado por cima de preceitos jurídicos e da própria Constituição, alguns brasileiros passaram a ignorar as leis e a desrespeitar o regramento instituído no país. Desaforados, alguns atacam até mesmo as autoridades, como no lamentável episódio registrado em uma cooperativa em Toledo, onde um produtor, divergente do espectro político e da ideologia do vereador licenciado e suplente de deputado federal Elton Welter, o agrediu. É triste ver que o acontece lá em cima, no STF, é reproduzido aqui em baixo, entre a população.