A educação, formação e a informação é o quinto princípio do cooperativismo para promover o desenvolvimento dos cooperados e funcionários da cooperativa. Desde a fundação da Coamo sempre foi tradição a propagação da transparência e a realização das reuniões coordenadas pela diretoria para melhor informar os cooperados. Mas com o crescimento e a expansão da cooperativa, foi necessário organizar os processos de comunicação para facilitar a integração e a divulgação das notícias da Coamo junto aos associados e a comunidade.

Em novembro de 1974, foi lançada a primeira publicação impressa com o nome de “Informativo Coamo”, que mais tarde virou “Jornal Coamo” e “Revista Coamo”, nas versões impressa e eletrônica.

Para agilizar a comunicação, em 1977 foi criado um canal de comunicação – programa de rádio “Informativo Coamo”, para divulgar mais rapidamente as informações aos cooperados. Produzido em um estúdio próprio, o programa é transmitido por uma rede de 30 emissoras de rádio e alcança os cooperados em todas as regiões da cooperativa.

Em 1999, com avanço da tecnologia, os cooperados tiveram acesso à página da Coamo na Internet (www.coamo.com.br). “A Comunicação é uma função empresarial muito importante na vida da Coamo, que está cada vez mais perto dos seus cooperados. É uma ferramenta para divulgação dos trabalhos, produtos e serviços, valorização da marca e promoção da integração da cooperativa junto aos seus diversos públicos”, explica Ilivaldo Duarte de Campos, assessor de Comunicação da Coamo.

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Fonte: Coamo