Eleições 2020 em Toledo!

O tema eleições municipais voltou com força total nos últimos dias, com muitas perspectivas e muitas especulações. Pesquisas contratadas por partidos e pessoas interessadas estão rodando, cujos resultados são trancados a 7 chaves por quem contrata. Enquetes em redes sociais estão sendo realizadas, em que se pode ver o resultado, entretanto, não servem de parâmetro para fins de planejamento de estratégia para a campanha. São analisadas com restrições.

Eleições 2020 em Toledo! I

Aparecem vários nomes de políticos já conhecidos dos eleitores de Toledo, como ex-prefeito Beto Lunitti e do atual “vice” Tita Furlan, que nos últimos anos participaram, praticamente, de todas as eleições. Aparece o nome de atual prefeito, Lúcio De Marchi, velho conhecido dos eleitores. Nomes de alguns vereadores com mandato, que também já participaram de no mínimo dois pleitos eleitorais.

Eleições 2020 em Toledo! II

Também aparecem alguns nomes novos na política e até na idade, tal como Cezar Kruger e Rodrigo Sales, este ainda mais jovem. Kruger é engenheiro civil e empresário, está sendo cogitado pelo Partido Progressista, ao qual se filiou recentemente, até onde sei, apesar de empresário, não detém conhecimento sobre administração pública, que difere em muito da privada.

Eleições 2020 em Toledo! III

Por outro lado, no mesmo Partido Progressista (por enquanto) tem o jovem Rodrigo Sales, que também é engenheiro civil, com larga experiência na iniciativa privada e também na pública, estando atualmente à frente da diretoria executiva da EMDUR, exercendo o cargo de diretor técnico.

Eleições 2020 em Toledo! IV

Rodrigo Sales tem demonstrado conhecedor dos caminhos da gestão pública, das soluções para os problemas que envolvem a EMDUR e o município de Toledo, tanto é verdade que a empresa pública está em ótima situação financeira, com ótimos números, talvez, como jamais esteve. Tem participado de alguns projetos que são encaminhados às secretarias do Estado, em busca de convênios e recursos para o município. É nome novo na política, mas com capacidade e experiência em gestão pública.

Eleições 2020 em Toledo! V

Tudo não passa de especulações, mas que vão traçando, desenhando os rumos das eleições do próximo ano em Toledo. Até lá, as disputas por nomes que agregam votos tanto para vereadores quanto para os cargos majoritários, estão sendo disputados. Agora é esperar pra ver o que vai acontecer

Maior prédio de Toledo entregue a população

Nessa terça feira, o oeste do Paraná muda sua visão panorâmica com a entrega do edifício Amaranto em Toledo com seus exuberantes 33 andares. É um projeto singular, onde estilo e sofisticação fazem parte da sua essência.

Lixo, do lixo!

Caros vereadores que dão sustentação ao município de Toledo. Hoje, vou registrar nessa coluna a preocupação que existe por parte dos eleitores e demais habitantes de Toledo sobre a possível aprovação do projeto de Lei que prevê a vinda do lixo de outras 33 cidades. É sempre bom lembrar que teremos eleições em breve, seria bom que vocês pensassem antes de serem taxados de serem os vereadores “………” de Toledo.

Lixo, do lixo! I

É bem simples vocês analisarem, pois, Toledo hoje se quer tem condições de armazenar de forma correta as mais de 100 toneladas dia que produz, imagina mais 300 outras toneladas dos 33 municípios? Aquele secretário “mosca” que falar a vocês que tem como e que o município vai “faturar” com isso, é pura, mais pura mentira e enganação.

Lixo, do lixo! II

O nosso aterro sanitário de Toledo hoje, nas condições em que se encontra não suporta mais 6 meses. Seu limite já está esgotado para recebimento. Nem mesmo coma abertura de uma vala no meio daqueles depósitos de galhos e entulhos não tem geomembrana que vá suportar. Pior, o novo espaço destinado, se quer teve inicio de sua preparação, ou seja, quem se eleger prefeito nas próximas eleições herdará uma grande bomba de “lixo”. Por essas razões, entendo que, não se deve aprovar o tal consórcio de lixo.

Lixo, do lixo! II

Vejamos nobres cidadãos Toledanos, nosso papel como imprensa é de orientar e alertar sobre a destinação correta do lixo, extinção dos lixões, pois, essa proposta da criação de um consórcio sem fundamentação técnica poderá transformar Toledo num lixão do Oeste.

Sem “bom senso” micros empresários serão prejudicados

Os vereadores votaram na segunda-feira (18) o parecer pela rejeição da Emenda Modificativa, de autoria do parlamentar Marcos Zanetti, ao Projeto de Lei nº 151, de 2019, do Poder Executivo. A decisão tomada afeta diretamente os pequenos empresários do município de Toledo.

Sem “bom senso” micros empresários serão prejudicados I

O Vereador Marcos Zanetti com a emenda tentou sensibilizar que a prefeitura de Toledo oportunizasse condições de igualdade para que os pequenos empresários tivessem maiores oportunidades para adquirir os espaços disponíveis no Loteamento Industrial João Bortolotto, que tem por missão à implementação de políticas de incentivo à industrialização.

Sem “bom senso” micros empresários serão prejudicados II

Marcos foi voto vencido e com isso a esperança dos pequenos empresários voltou à estaca zero. Eles terão que competir de igual para igual com grandes empresários o que na esmagadora maioria impossibilita qualquer chance de aquisição e fortalecimento do setor.

Sem “bom senso” micros empresários serão prejudicados III

Ainda na tribuna, o vereador afirmou que vai produzir um documento com os argumentos legais que possam modificar o formato atual do projeto, que no atual formato coloca as micro e pequenas empresas em situação de desvantagem, haja vista que como se trata de um leilão, quem tem maior poder de compra são os grandes empresários.

Sem “bom senso” micros empresários serão prejudicados IV

Pelo que se sabe, o vereador Marcos Zanetti ria encaminhar toda a documentação ao Ministério Público para averiguação, já que, até onde fiquei sabendo, ele já tinha consultado o MP e teve legitimação da proposta. Eu só não entendi o parecer do jurídico da câmara que apenas cito o artigo 5º da constituição onde diz que “todos são iguais” perante a Lei. Sim e seus parágrafos?