Foto: Reprodução/Vídeo/Arquivo/Gazeta de Toledo

Muito atuante e participativo em vários segmentos da sociedade, Nelson Vitalino Paludo, além de presidente vitalício do Sindicato Patronal Rural, atualmente era membro do Comdet (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo), membro da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), titular da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas da FAEP, membro do Clube do Milho, tesoureiro do NURESPOP (Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná) e diretor do Agronegócio da ACIT (Associação Comercial Empresarial de Toledo).

Um dos seus grandes sonhos era de realizar uma megainauguração da nova sede do Sindicato, anexa ao Centro Agropecuário, na Avenida Cirne Lima, local esse que, deveria levar seu nome.

Governador Ratinho Junior lamenta morte de Nelson Paludo

Governado Ratinho Jr. Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior expressa extremo pesar pela morte do produtor e líder rural Nelson Natalino Paludo, vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Paludo faleceu nesta segunda-feira (5), em um hospital de Toledo, onde estava internado por complicações da Covid-19. Ele tinha 65 anos e deixa a esposa, dois filhos e dois netos.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

“O agronegócio paranaense perde uma liderança atuante, com um trabalho forte no município de Toledo e em toda a região Oeste. Meus sinceros sentimentos à família e aos amigos de Nelson Paludo”, disse o governador.

Ligado ao sistema sindical paranaense e às entidades de classe do setor do agronegócio, Paludo era um dos principais produtores rurais da região Oeste. Além de ocupar a vice-presidência da Faep por duas gestões, também comandou a Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas da entidade e era, desde 2001, presidente do Sindicato Rural de Toledo.

Município emite nota de pesar

Foto: Arquivo/Gazeta de Toledo

A Prefeitura de Toledo lamenta a morte, ocorrida nesta segunda-feira (05), do presidente do Sindicato Rural de Toledo e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Nelson Natalino Paludo. Em nome de todos os munícipes e do poder público municipal, o prefeito de Toledo Beto Lunitti oferece condolências aos familiares e amigos.

Legislativo faz minuto de silencio a Nelson Paludo

Presidente da Câmara Leoclides Bisognin. Foto: Arquivo/Gazeta de Toledo

O presidente da câmara Municipal de Toledo, Leoclides Bisognin após breve histórico de sua amizade de 45 anos com Nelson Paludo e todos os demais familiares, pediu em nome do todos os demais edis, 1’ (UM MINUTO) de silencio não só a família Paludo, como dos demais 4 Toledanos que morreram em decorrência do Covid-19.

Diocese de Toledo emite nota

Foto: Arquivo

A Diocese de Toledo, nas pessoas de seu bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, e do seu clero, se solidarizam com os familiares do Sr. Nelson Natalino Paludo, presidente do Sindicato Rural Patronal de Toledo, católico e muito próximo às atividades de nossa Igreja local.

Os rumos do “Plano Diretor” de Toledo

Voltam à tona as discussões sobre nosso tão enrolado e travado “Plano Diretor”. São loteadores chutando a bola para suas redes, são donos de Toledo que querem aquele “puxadinho” para sua área, e alguns políticos querendo “negociar” os “planos”. Sempre foi assim, desde o tempo do velho faroeste. E isso perdura nesse novo tempo do século 21.

Os rumos do “Plano Diretor” de Toledo I

Assistir a audiência pública realizada foi de pura irritabilidade. Era transparentíssimo o jogo de “interesses”, quando alguns metidos a “experts” em Plano Diretor abriam a boca ou descreviam nas redes, a fim de desviar a apresentação do plano, em sua terceira fase no que tange aos seus aspectos físico-territoriais.  

Os rumos do “Plano Diretor” de Toledo II

O que foi apresentado veio corrigir diversos conflitos que já eram de conhecimento de todos, região leste (São Luiz do Oeste), onde há mais de 40 anos a comunidade espera que seja possibilitada a chegada de novos moradores, que em consequência trarão o desenvolvimento, equipamento público, e com isso, mais investimentos naquela região. Na audiência percebeu-se que a maioria das empresas instaladas no Jardim Independência e/ou junto a OT que liga ao distrito, está disposta a coexistir, tendo medidas que possam mitigar os impactos decorrentes das atividades industriais e residenciais, mantendo as mais harmoniosas convivências.

Os rumos do “Plano Diretor” de Toledo III

Na região Norte (Biopark), se propôs atender as demandas antigas dos moradores e do Ministério Público, resolvendo ações que por anos não se tinha previsão e aguardava-se a revisão do Plano Diretor, sendo passível a adequação concedendo a inclusão no perímetro e definindo o seu uso, conforme nova legislação.

Os rumos do “Plano Diretor” de Toledo IV

Na região Oeste foi proposta a adequação para promover o Programa Habitacional do Município, com a expansão do perímetro urbano e definição de usos específicos para a região.

Os rumos do “Plano Diretor” de Toledo V

Na região sul, aquela da Cerâmica Prata, anteriormente retirada do perímetro urbano, retorna com o intuito de promover a industrialização da região, bem como buscar a regularização fundiária de áreas que já estão consolidadas e com habitação. Uma novidade apresentada foi possibilidade de conceder o uso de uma pastagem que existe nas proximidades (Jardim Concórdia), com a definição de uso urbano de Zona do Lago, transformando aquele local de uso “efetivo”.

Os rumos do “plano diretor” de Toledo VI

Amanhã trarei alguns questionamentos feitos por alguns moradores do Jardim independência, Linha Floriano e Centro.

Veja o plano por completo nesse link:

https://www.toledo.pr.gov.br/sites/default/files/2021.07.02-_audiencia_publica_complementar_fase_iii_2.pdf