Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As diversas e grandes comemorações da Festa Nacional do Porco no Rolete

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Dilceu Sperafico. Foto: José Fernando Ogura/AEN

Por Dilceu Sperafico*

A 49ª Festa Nacional do Porco no Rolete, de domingo, 11 de setembro, no Clube de Caça e Pesca de Toledo, foi um dos mais expressivos do maior e mais tradicional evento gastronômico do município e do Estado, por uma série de fatores positivos. A lamentar somente o falecimento, na mesma data, do advogado e empresário Pedrinho Antônio Furlan, aos 88 anos de idade, um dos idealizadores da festa e principais fomentadores de expansão da suinocultura de Toledo e do Oeste do Paraná, como então dirigente da unidade da então Sadia, hoje BRF.

O evento, foi precedido no dia 27 de agosto da escolha de Rainha, Miss Simpatia, 1ª Princesa e 2ª Princesa da festa, e apresentações artísticas e/ou culturais no dia sete de setembro, enquanto na data da festa, ocorreu o concurso do Melhor Porco Assado no Rolete.

Para animar ainda mais o evento, que reuniu mais de 20 mil visitantes, com o consumo de mais de 300 suínos assados e recheados, além do clima favorável e ameno, houve várias conquistas, fazendo da promoção verdadeira festa da suinocultura do Paraná e do País.

Entre esses avanços estiveram o crescimento do abate e exportações de carne suína e derivados, nos últimos meses, no Estado e no País. No período de abril a junho deste ano, por exemplo, 2,93 milhões de cabeças foram abatidas somente no Paraná, a maior quantidade absoluta da série histórica, iniciada no primeiro trimestre de 1997.

No segundo trimestre de 2022, foram abatidos 14,07 milhões de suínos no País, com elevação de 7,2% em relação ao mesmo período de 2021. O abate de suínos teve altas em 19 das unidades da Federação, com destaque para Paraná, com 258,35 mil cabeças a mais abatidas. Foi também recorde na série histórica iniciada em 1997, segundo dados da Estatística da Produção Pecuária, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já as exportações brasileiras de carne suína, considerando todos os produtos in natura e processados, totalizaram em agosto 116,3 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Foi o maior volume exportado pela suinocultura brasileira em um único mês, superando em 27,7%, o resultado alcançado em 2021, com 91 mil toneladas. Em receitas, as exportações brasileiras de carne suína de agosto alcançaram 269 milhões de dólares, valor 28,7% superior ao registrado no oitavo mês de 2021, com 209 milhões de dólares.

No acumulado de janeiro a agosto de 2022, as vendas internacionais de carne suína do País totalizaram 722,8 mil toneladas. A receita acumulada neste ano alcançou 1,607 bilhão de dólares, beneficiando criadores, agroindústrias, trabalhadores rurais e urbanos, transportadores e a arrecadação de tributos municipais, estaduais e nacionais nas regiões produtoras, como é o caso de Toledo, do Oeste do Estado e do Paraná.

Para concluir os eventos comemorados na 49ª Festa Nacional do Porco no Rolete, na segunda-feira, dia 12 de setembro, aconteceu no Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), da Prati-Donaduzzi, de Toledo, encontro de representantes da Embrapa Aves e Suínos, de Santa Catarina, com dirigentes de cooperativas agropecuárias da região.

O evento fez parte das tratativas para implantação de Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa no Biopark, conforme anunciado em julho deste ano, o que irá contribuir para o crescimento ainda maior da suinocultura do município e região.

*Dilceu Sperafico é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado.

E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2810 – 24/02/2026

Cotações em tempo real