Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Árvore em homenagem ao Papa será plantada neste sábado ao lado da placa “Eu Amo Toledo”

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Decom

Por Marcos Antonio Santos

Papa Francisco morreu na segunda-feira, 21. O funeral oficial do Santo Padre acontecerá na manhã deste sábado, 26, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia ocorrerá após três dias de velório aberto, durante os quais o público pôde se despedir do pontífice. O sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

E em Toledo, na manhã deste sábado, às 9h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, ao lado da placa “Eu Amo Toledo”, será plantada uma árvore da espécie ipê em memória de Francisco.

O padre André Boffo Mendes, presidente executivo da Cáritas Diocesana de Toledo, relata a ideia dessa homenagem a Jorge Mario Bergoglio.
“Vários grupos têm se organizado, não só no Brasil, mas em diversas partes do mundo, e estarão em sintonia com o Vaticano no exato momento do sepultamento do Papa Francisco. Em vista disso, pensamos nas melhores estratégias e, também por sugestão de algumas pessoas ligadas à nossa comunidade, chegamos e formatamos esse momento. Pensamos em fazer algo que fosse coletivo, e procurávamos um sinal que pudesse representar e fazer referência ao Papa.
Por conta disso, e também por todo o legado que ele nos deixa — estamos recém-saídos de uma Campanha da Fraternidade que chamou nossa atenção para a ecologia integral —, surgiu essa ideia. Por todo esse respeito, esse carinho e, principalmente, por essa constante chamada de atenção que o Papa Francisco sempre fez sobre a necessidade de convivência pacífica entre os seres humanos, com a natureza, e sobre questões ligadas à sustentabilidade, decidimos fazer o plantio de uma árvore em sua homenagem.
Começamos com uma iniciativa pequena, que inicialmente seria bem local, mas, depois de conversas com o Poder Público, que gentilmente nos cedeu esse espaço significativo no Lago Municipal, ampliamos a ação. Estaremos lá neste sábado, às 9h, e toda a comunidade de Toledo está convidada a participar”.


LEGADO – Para o padre André, é realmente o momento de honrar o legado do Papa Francisco: tudo aquilo que ele construiu ao longo de 12 anos de pontificado, a presença real e decisiva que teve na história mundial — passando por pandemia, guerras e tantas outras questões que desafiaram a convivência humana —, sempre sendo uma presença efetiva, a ser ouvida e levada em consideração, não só pelos meios de comunicação social ou pelos católicos, mas pelo mundo inteiro.
“Será a nossa maneira de dizer adeus ao Papa Francisco, com toda a nossa gentileza e também com toda a simplicidade, que sempre foi uma marca do seu pontificado. Quem passar pelo local terá a compreensão exata do que é a ecologia integral”.


O padre André diz que haverá um momento breve e simples de oração, recordando também alguns pontos da trajetória do Papa Francisco, e depois será feito o plantio de um ipê.
“Teremos esse momento bonito, significativo, também uma forma de nossa comunidade deixar registrado o seu adeus a esse homem importante para o nosso ambiente católico, mas também um cidadão do mundo, que lutou pela paz, pela harmonia entre as pessoas e, principalmente, pela manutenção da sustentabilidade.
Haverá uma identificação para que as pessoas possam visualizar a árvore plantada. Inicialmente, faremos o plantio e colocaremos ali uma identificação provisória”, afirma.

Foto: ilustração

IPÊ – O Parque Ecológico Diva Paim Barth possui um espaço destinado às árvores. Quando alguém se aproximar do ipê e sentar à sua sombra, perceberá que, ao falar sobre ecologia integral, não se trata apenas de uma árvore, mas da integração do ser humano com a natureza.
“Acredito que todo o contexto fala de Deus: a beleza da criação, a vegetação ali presente, a quantidade significativa de pessoas que passam por ali. É também uma forma de fazer aquilo que chamamos de legado. Legado pode ser uma palavra, um escrito — como o Papa Francisco sempre produziu ao longo da vida —, mas também uma presença.
O Papa sempre será lembrado também por suas pautas ligadas ao desenvolvimento humano, à preocupação com o futuro e com a ‘casa comum’, como ele chamava este planeta que é de todos nós”, menciona o padre André Boffo Mendes.


SEPULTAMENTO – Por volta das 12h de sábado (7h em Brasília), o caixão do Papa Francisco deixará o Vaticano e será levado até a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O trajeto tem cerca de 4,4 km.

Foto: divulgação

Durante a procissão, serão entoados cânticos e lidos salmos.
Na chegada à basílica, serão feitas novas orações pela alma do Papa. Esta etapa não será aberta ao público.
Sobre o caixão, serão colocados os selos do cardeal camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Liberiano.
Enquanto o caixão for sepultado, o celebrante irá aspergi-lo com água benta.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real