A artista plástica, poetisa e professora Tayaa Edy das Graças Braun, uma das mais conhecidas artistas plásticas de Toledo e região, abre mais uma exposição de suas obras no Teatro Municipal de Toledo, no dia 19 de novembro, quinta-feira, às 19h30.

A mostra vai até 10 de dezembro, reunindo 28 obras inéditas e permanecendo aberta à visitação e aquisição dos trabalhos pelo público,   das 08h às 12h e das 13h30 às 17h00, de segunda à sexta-feira, com acesso livre, seguindo as orientações e determinações da saúde pública na prevenção da contaminação pela Covid-19.

As obras trazem inovação ou nova técnica de pintura denominada “pinturentalhe”, utilizando papelão como matéria-prima e foram produzidas nos quatro primeiros meses da pandemia de 2020, diante da dificuldade de obtenção de telas tradicionais no comércio da cidade. No dia 26 de novembro, vale acrescentar, a cultura da cidade e região estará comemorando os 21 anos da inauguração do Teatro Municipal de Toledo.

Todos os trabalhos reproduzem imagens e paisagens especiais de cidades de todo o País. As telas foram pintadas no Ateliê Art-Tayaa, na Rua Alcides Pan, 181, na Vila Becker, inaugurado há 10 anos, onde produz e mantém exposição permanente de suas obras artísticas.

Edy foi idealizadora e fundadora e preside o Clube da Poesia, cargo no qual apoiou a criação da Academia de Letras de Toledo (ALT), da qual é fundadora da Cadeira nº 11 e declamadora, destacando sempre a contribuição da instituição aos escritores e poetas locais, ao levar suas obras ou textos ao público, divulgar ideias e valorizar estilos e versos.

Desde 2013 também denomina o Concurso de Contos e Poesia Edy Braun, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), com edição anual, a cargo da Biblioteca Pública da Vila Pioneiro, e premiação no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer.

Edy nasceu 29 de maio de 1951, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná e reside em Toledo desde 1981, atuando como professora universitária, poeta e artista plástica, reconhecida nacional e internacionalmente, casada com o professor João Afonso Braun.

Na literatura, escreve versos desde criança, já produziu mais de três mil poemas e ganhou prêmios de nível regional e nacional, como autora e declamadora e é coautora de diversas obras literárias.

Como artista plástica, em 30 anos de carreira, produziu cerca de três mil quadros, muitos dos quais expostos em todo o Brasil e diversos países da América Latina e Europa, levando a arte e o nome de Toledo ao mundo inteiro, a exemplo de conhecidos artistas locais, como Nélson Bucalão e o saudoso Neymar Proença, já falecido.

Edy foi também autora e/ou organizadora de centenas de obras e atua como voluntária em atividades literárias e artes plásticas. Foi pesquisadora e professora de Filosofia do campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Toledo, a partir de 1984, onde coordenou o projeto de Extensão Oficina de Pintura da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), destinado a idosos, e o projeto Arte no Campus, beneficiando docentes, funcionários e alunos da instituição.

Natural de Pato Branco, onde iniciou carreira de professora e em Toledo lecionou no Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego e campus da Unioeste. Na mesma instituição lecionou História e exerceu o cargo de coordenadora pedagógica.

Graduada em Filosofia, possui cursos de especialização em Antropologia Filosófica e de mestrado em Educação: Metodologia do Ensino. Foi também professora do campus local da Universidade Paranaense (Unipar) por 10 anos e lecionou em cursos de pós-graduação no campus da Fundação Assis Gurgaz (Fag), de Toledo.

Em reconhecimento ao seu talento e contribuição ao desenvolvimento cultural da cidade, Edy também recebeu o título de Cidadania de Honorária de Toledo, em sessão solene da Câmara Municipal, em 11 de dezembro de 2015.