Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artista ressalta pluralidade do circo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: assessoria

O grupo Rosa dos Ventos, de São Paulo, inspirou-se nos artistas populares de rua para produzir o espetáculo “Saltimbembe Mambenbancos”, encenado nessa quarta-feira (10) no Teatro Municipal de Toledo, integrando a XIX mostra de Circo Social e XII Festival Nacional de Circo. Crianças e adultos divertiram-se com vendedores de bugigangas em cena, pernas de pau, malabaristas e palhaços. Luiz Valente é um dos integrantes do elenco e destacou a força do circo como atividade cultural e de transformação social.

Ele está presente nas famílias circenses tradicionais, que passam os seus conhecimentos de geração para geração, no artista de rua, mais próximo do público, e também em outros locais, como nas escolas, projetos sociais, atividades físicas, entre outros. “O circo cabe em qualquer lugar”, acredita ele. Pode ser explorado como atividade artística e em outras tantas áreas. 

Saltimbembe teve a sua reestreia em 2025 ao completar 20 anos de estrada. Com mais de 500 apresentações ao longo de sua trajetória traz a linguagem simples do artista de rua, clássicos da palhaçaria, números próprios e muita interação com o público. 

Representando o grupo, Luiz destacou a sua satisfação de estar novamente em Toledo, participando da Mostra e do Festival, e presenciando a troca de experiências entre os grupos de projetos sociais. Para ele, é uma satisfação ver os resultados positivos dos projetos sociais, na transformação das pessoas e no seu despertar para as atividades artísticas.

Foto: assessoria

Segundo ele, na região onde mora, no interior de São Paulo, não existe uma difusão de projetos sociais de circo como na região de Toledo e é muito positivo voltar e ver que as crianças de lá atrás hoje são adultos e o quanto o circo contribuiu para o seu desenvolvimento. “Alguns se enveredaram para as artes e outros seguiram outros caminhos. Mas o certo é que o circo continua fazendo a diferença na cidade, na região e na vida das pessoas”.

Agenda – A XIX Mostra de Circo Social e o XII Festival Nacional de Circo encerram nesta sexta-feira, 12, com oficinas para os grupos previamente inscritos, durante todo o dia, no picadeiro do Circo da Alegria. A partir das 19h começa a programação aberta ao público, na quadra de esportes do Parque Ecológico Diva Paim Barth. Serão realizadas apresentações de capoeira, grupo flash back e artistas circenses. Às 20h será encenado o espetáculo Bravata Volante, da Cia Bravata, de São Paulo, e na sequência a noite da luz e fogo, que marca o encerramento do evento. Serão apresentações de bandas de rock locais e competições e números de pirofagia.

A XIX Mostra de Circo Social e o XII Festival Nacional de Circo são realizados pelo Circo da Alegria/prefeitura de Toledo com recursos da Lei Aldir Blanc/Ministério da Cultura e o apoio da escola municipal Anita Garibaldi e Circo Ático, entre outros parceiros.

Fonte: assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2793 – 25/09/2025

Cotações em tempo real