Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artesãos lindeiros são premiados em concurso regional de artesanato

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Os artesãos classificados no Concurso de Artesanato Sustentável ao Lago de Itaipu foram premiados nesta terça-feira (26). A cerimônia de entrega da premiação ocorreu concomitantemente à inauguração do Mercado Público Barrageiro em Foz do Iguaçu. Os primeiros lugares de cada uma das quatro categorias ganharam R$3 mil, além de visita a atrativos turísticos.

O evento também marcou o lançamento do e-book ‘Tranças da Sustentabilidade – Artesanato Típico com Fibra de Bananeira’, que destaca a inovação na utilização da fibra de bananeira. A obra tem como personagens principais, Anália Lino Ferreira e Emília Machado, mãe e filha. As artesãs passaram a refinar as fibras do caule da bananeira, o que rende um produto mais delicado em com possibilidade de acabamento mais refinado.

O evento reuniu autoridades, artesões e público em geral em um momento de celebração à arte e à preservação ambiental, segundo a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, atual presidente da Adetur Cataratas e Caminhos. O presidente do Conselho dos Lindeiros, Evandro Grade (Zado), destaca a importância de iniciativas que integrem arte, sustentabilidade e identidade regional.

Além do Conselho dos Lindeiros, que também contou a presença de seu vice-presidente, Antônio França Bejamim, e Adetur, o concurso de artesanato conta com parceria do Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional. A iniciativa teve como objetivo valorizar a criatividade e promover práticas sustentáveis ​​na produção artesanal com expressão da identidade cultural da região, fato que também foi destacado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri e pelo diretor de Coordenação, Carlos Carboni.

Entre as obras premiadas, destacam-se criações inovadoras que utilizam materiais alternativos e naturais, além de representar elementos da fauna, flora e cultura regional, segundo o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, que esteve no evento junto com o superintendente da entidade, Irineu Colombo.

Premiados

Na categoria que valorizou o artesanato sustentável e inovador com materiais alternativos que representam a região do lago de Itaipu, o prêmio foi para a obra “Ybira Solis”, criada por Vanessa Oliveira, de Foz do Iguaçu.

Na categoria dedicada ao artesanato que representa o Programa Caminhos do Iguaçu, a obra vencedora foi “Relicário da Fé”, da artista Ciliany Perdoná de Santa Terezinha de Itaipu.

O prêmio para o uso de materiais vindos da natureza com retirada sustentável, ficou para a obra “Belezas do Iguaçu”, de Kátia Regina Apolinário Chagas, de Foz do Iguaçu. “Não foi fácil chegar até aqui, mas é muito gratificante”, ressalta Kátia Chagas.

Por fim, na categoria que homenageou a mascote da região, a capivara, aplicada em materiais alternativos ou naturais, o destaque foi para o Capivarte, criação de Vanessa Oliveira, Foz do Iguaçu.

O evento enfatizou a importância da participação de todos os artesãos e um agradecimento especial aos organizadores.

Foto: Divulgação

Fonte: Comunicação Lindeiros

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real