Crianças e adolescentes admirando a maquete do bairro. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

Na última sexta-feira, 8, as arquitetas Sabine Campos e Vivian Bolson apresentaram os resultados do Projeto Ser Cidade, que foi desenvolvido em 2023 com uma das turmas de crianças e adolescentes da Casa de Maria, Jardim Europa, entidade assistencial localizada em Toledo, que atende a 450 crianças em contraturno escolar. O projeto teve por objetivo promover noções de planejamento urbano e cidadania, visando despertar o olhar mais apurado sobre o espaço em que vivem suas famílias, o cuidado com o bairro e a participação nas definições de políticas públicas. O projeto foi financiado por meio de chamamento público lançado em 2022 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR).

A gestora geral da Casa de Maria, assistente social Maria Inês Borges Mânica, disse que o projeto teve a participação de cerca de 70 crianças. “Foi um projeto maravilhoso que teve por objetivo promover noções de planejamento urbano e cidadania para as crianças e adolescentes. Buscamos proporcionar a elas um olhar mais apurado do espaço onde vivem com as suas famílias. Assim também fazer com que elas aprendam amar onde vivem, a cuidar do bairro, e porque não dizer, de participar das políticas públicas que aparecem sempre oportunidades de participação. Esse projeto foi desenvolvido pelas arquitetas Sabine Campos e Vivian Bolson por meio de uma parceria com o CAU, e essa etapa teve o lançamento do livro ‘Transformando Crianças em Agentes Urbanos’. Esse livro conta toda a trajetória que as crianças e adolescentes tiveram em 2023 na participação do projeto. É um livro muito interessante e bonito que ficamos felizes em ter terminado essa etapa”.

As arquitetas e urbanistas Sabine Campos e Vivian Bolson; Pe. Hélio Bamberg, presidente da Casa de Maria; e Maria Inês Manica. Foto: arquivo pessoal

Ela disse que ninguém é cidadão se não sabe realmente onde mora e o que pode melhorar no seu bairro. “A Casa de Maria trabalha para o desenvolvimento humano e social das crianças, adolescentes e as suas famílias. E esse projeto veio enriquecer o nosso trabalho”.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

De acordo com Maria Inês, durante o processo as crianças conheceram um pouco mais sobre Toledo. “Conheceram o Centro Histórico, o Jardim Europa e seu entorno, a Casa de Maria e seu entorno. Ainda conheceram elementos ambientais, o Parque Linear, e chegaram até algumas propostas para o bairro. Eles também fizeram uma maquete do bairro. Somos gratos ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná; somos gratos a Unipar, que também participou disponibilizando estagiários para acompanhar o projeto; agradecemos as revisoras dos textos que compuseram o livro; quem fez a arte; somos gratos a todos”, menciona Maria Inês Mânica.