Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Arquitetas apresentaram resultados do Projeto Ser Cidade, desenvolvido com a Casa de Maria

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Na última sexta-feira, 8, as arquitetas Sabine Campos e Vivian Bolson apresentaram os resultados do Projeto Ser Cidade, que foi desenvolvido em 2023 com uma das turmas de crianças e adolescentes da Casa de Maria, Jardim Europa, entidade assistencial localizada em Toledo, que atende a 450 crianças em contraturno escolar. O projeto teve por objetivo promover noções de planejamento urbano e cidadania, visando despertar o olhar mais apurado sobre o espaço em que vivem suas famílias, o cuidado com o bairro e a participação nas definições de políticas públicas. O projeto foi financiado por meio de chamamento público lançado em 2022 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR).

A gestora geral da Casa de Maria, assistente social Maria Inês Borges Mânica, disse que o projeto teve a participação de cerca de 70 crianças. “Foi um projeto maravilhoso que teve por objetivo promover noções de planejamento urbano e cidadania para as crianças e adolescentes. Buscamos proporcionar a elas um olhar mais apurado do espaço onde vivem com as suas famílias. Assim também fazer com que elas aprendam amar onde vivem, a cuidar do bairro, e porque não dizer, de participar das políticas públicas que aparecem sempre oportunidades de participação. Esse projeto foi desenvolvido pelas arquitetas Sabine Campos e Vivian Bolson por meio de uma parceria com o CAU, e essa etapa teve o lançamento do livro ‘Transformando Crianças em Agentes Urbanos’. Esse livro conta toda a trajetória que as crianças e adolescentes tiveram em 2023 na participação do projeto. É um livro muito interessante e bonito que ficamos felizes em ter terminado essa etapa”.

As arquitetas e urbanistas Sabine Campos e Vivian Bolson; Pe. Hélio Bamberg, presidente da Casa de Maria; e Maria Inês Manica. Foto: arquivo pessoal

Ela disse que ninguém é cidadão se não sabe realmente onde mora e o que pode melhorar no seu bairro. “A Casa de Maria trabalha para o desenvolvimento humano e social das crianças, adolescentes e as suas famílias. E esse projeto veio enriquecer o nosso trabalho”.

De acordo com Maria Inês, durante o processo as crianças conheceram um pouco mais sobre Toledo. “Conheceram o Centro Histórico, o Jardim Europa e seu entorno, a Casa de Maria e seu entorno. Ainda conheceram elementos ambientais, o Parque Linear, e chegaram até algumas propostas para o bairro. Eles também fizeram uma maquete do bairro. Somos gratos ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná; somos gratos a Unipar, que também participou disponibilizando estagiários para acompanhar o projeto; agradecemos as revisoras dos textos que compuseram o livro; quem fez a arte; somos gratos a todos”, menciona Maria Inês Mânica.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real