O secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, Arthur Almeida, o instrutor de tiros credenciado pela Policia Federal, Roni Padilha, e o diretor de Segurança da Guarda Municipal, De Souza, estarão neste sábado, 05, às 8h, na Gazeta de Toledo para falar sobre a regulamentação do armamento da GM.

Armamento da GM de Toledo

Desde o ano de 2010, ou seja, há 12 anos, a Guarda Municipal de Toledo enseja a implantação de armamento para uso da corporação. Já a iniciativa da criação de um “Grupo de Operações Especiais”, teve início no ano de 2015, quando a corporação estava sob o comando do GM Moisés Bayer, tendo Loeclides Bisognin, atual presidente do Legislativo, como secretário de Segurança e Trânsito. Não por coincidência, e sim por afinidades, na gestão do prefeito Beto Lunitti deu-se início a esse polêmico processo.

Armamento da GM de Toledo I

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Bisognin, usando da prerrogativa de ter alguns familiares no comando do Exército do RS, que detém a Jurisdição no Paraná, conseguiu a liberação para a aquisição de 10 pistolas 380mm, 10 revólveres e teasers, além de reestruturar a equipe formada por 140 membros, com suas devidas carteiras funcionais, e tornando-os capacitados para o uso de armas não letais.

Armamento da GM de Toledo II

12 anos depois, vejo que hoje a corporação da GM de Toledo, além da excelente gestão no comando do ex-policial federal Arthur Almeida, é comporta por pessoas bem maduras, acima de 35 anos, ou seja, mais conscientes e preparadas para também portar armas letais:

  1. 500 horas de curso de formação para uso e porte de armas;
  2. 80 Guardas Municipais aprovados, até o momento, na avaliação psicológica;
  3. 160 horas de curso, só de armamento e tiro, em grupos separados;
  4. 400 tiros cada GM, entre pistola e revolver.

Armamento da GM de Toledo III

Após todos esses exigentes testes e avaliações, serão encaminhados à PF, para aprovação de aptidão, ou não, de tiro e porte, além da fichas (pregressas-negativas) para que os mesmos recebam suas novas funcionais com porte. Segundo informações extraoficiais, ainda vai demorar uns 3 meses para a conclusão de tudo.