Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Argélia abre mercado para carne de frango halal do Brasil

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Autoridades argelinas autorizaram as compras de carne de frango brasileira com certificação halal, garantindo mais um mercado para o produto entre os países árabes. Tamer Mansour afirma que se trata de grande vitória para o setor de aves.

A Argélia autorizou a importação de carne de frango com certificação halal do Brasil após a publicação nesta semana do Certificado Sanitário Internacional (CSI) pelas autoridades do país, o que oficializa a abertura. Com isso, surge para o Brasil um novo mercado entre as nações árabes e africanas, de 44 milhões de habitantes. Na foto acima, venda de carne de frango em mercado de Argel.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil nesta quinta-feira (12), a conclusão das negociações entre o País e a Argélia sobre o assunto foi concluída após a revisão dos certificados e auditorias que subsidiaram a análise e o estabelecimento de requisitos fitossanitários para importação do produto.

“É um mercado grande que o Brasil estava tentando abrir há mais de dez anos, uma grande vitória para o setor de aves”, afirma o CEO e secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour. O executivo explica que houve queda na produção argelina de carne de frango e nas importações da União Europeia pelo país. “Gerou grande oportunidade para que o Brasil entre nesse mercado de grande potencial”, diz o executivo.

Mansour: grande oportunidade para o Brasil

Mansour afirma que o mercado argelino é exigente. “A Argélia tem uma grande população de classe média e classe alta, que vai realmente comprar e exigir bastante qualidade do nosso produtor. Mas tenho certeza que o Brasil vai atender perfeitamente o exigente mercado argelino”, diz.  Segundo ele, o mercado da Argélia será trabalhado para frango inteiro e cortes. “Haverá uma pauta diversificada que ajudará a substituir a queda em outros mercados, como o Egito”.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, afirmou, em nota divulgada, que o Brasil pode atender as exigências do mercado argelino e que os brasileiros vão focar na estratégia de complementar a demanda local. A associação informa que os argelinos produzem internamente 340 mil toneladas de carne de frango. Segundo a ABPA, a Argélia era um mercado fechado para a carne de frango do Brasil até então.

“É uma janela de oportunidade para os exportadores brasileiros e inclusive deveremos fazer uma ação de promoção na próxima semana na Argélia”, avalia o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua. Na próxima semana, o Ministério da Agricultura comanda uma missão para a Argélia, da qual participam empresários e entidades do setor.

O Brasil é o maior exportador e o segundo maior produtor de carne de frango no mundo. O País destina 36% da produção nacional ao mercado externo, segundo o Ministério da Agricultura. As exportações brasileiras do setor atingiram de janeiro a agosto deste ano US$ 6,73 bilhões, 5,5% acima do mesmo período de 2022. Os principais mercados importadores da carne de frango brasileira são China, Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

A ABPA informa que além de líder mundial nas exportações de carne de frango, o Brasil é o maior exportador mundial do produto com certificação halal. São cerca de 2 milhões de toneladas embarcadas com o selo por ano para mercados muçulmanos com consumo no Oriente Médio, África, Ásia e Europa. Segundo a pasta, a abertura do mercado argelino é resultado do trabalho integrado com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real