
Foi aprovado por unanimidade, na segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 73/2019 de autoria do vereador Gabriel Baierle, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de travessia elevada para pedestres nas vias públicas, em frente a escolas e CMEls, com o propósito de dar maior visibilidade aos motoristas, segurança e acessibilidade aos pedestres. Significa dizer que as futuras construções destes estabelecimentos educacionais deverão ter a previsão de construção das travessias elevadas. Já para as escolas e CMEIs existentes deverá haver uma priorização para a construção das travessias.
As faixas elevadas ou travessias elevadas, são uma maneira eficiente de garantir aos pedestres preferência de passagem em vias de grande circulação de veículos, especialmente nos locais próximos a escolas e CMEls, em que há grande movimentação de pais e estudantes.
Tornar obrigatória a instalação destes equipamentos, incluindo placas de sinalização, proporcionarão maior proteção aos que as utilizarem. Importante ressaltar que as faixa elevadas já estão instaladas em alguns estabelecimentos educacionais do Município, porém, para que se torne justo com a segurança em outros locais, é necessário que se torne prioridade a implantação em educandários onde ainda não existam e obrigatório para as futuras construções.





