A UTFPR passa a contar com mais um programa de pós-graduação e, com essa novidade, levará a oferta de cursos stricto sensu em Ciência da Computação para mais um campus, abrangendo todas as regiões do Paraná. O anúncio foi feito na sexta-feira, 11, com a divulgação do resultado apresentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O novo programa será o em Ciência da Computação em Associação Unioeste/UTFPR, para o Campus Toledo , com o curso de mestrado acadêmico.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Michele Potrich, ressalta o potencial da universidade para contribuir com a redução das desigualdades regionais na formação de mestres e doutores no Brasil. “Nosso país carrega uma longa trajetória de desigualdades entre as regiões — muitas vezes, presentes até mesmo dentro de um mesmo estado. A Capes tem demonstrado grande atenção a essa realidade, e é nesse contexto que a UTFPR se destaca: tanto por sua ampla presença no Paraná quanto pela vocação para estabelecer parcerias estratégicas com outras instituições”, comenta.
Com mais esse mestrado, a Universidade conquista o quinto na área de computação nos campi da Instituição.
O diretor-geral do Campus Toledo, Elder Schemberger, comemora o anúncio e destaca os esforços para que essa parceria entre a UTFPR e a Unioeste, com a criação deste programa em associação, beneficie a comunidade. “A UTFPR ganha mais um programa de mestrado e o Campus Toledo chega ao seu quarto programa, na área que é nossa maior vocação”, completa.
Pós-Graduação UTFPR
Com este novo mestrado, a oferta de cursos de pós-graduação Stricto Sensu na UTFPR passa a ser de 64 cursos de mestrado e 19 cursos de doutorado; além dos mais de 60 cursos de especialização e MBA.
A instituição conta ainda com mais de sete mil alunos na pós-graduação stricto e lato sensu, com 594 grupos de pesquisa.
Fonte: UTFPR