Foto: arquivo

O Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) aprovou, a retificação do calendário acadêmico para os cursos de nível superior da UTFPR. A decisão foi necessária após os servidores docentes e técnico-administrativos em educação terem encerrado a greve na Universidade – o que havia motivado a suspensão do calendário a partir do final do período letivo 2024.1.

Com os ajustes, o calendário voltará à normalidade em março de 2025. Até lá, as atividades dos cursos de graduação e educação profissional serão realizadas seguindo as datas:

10/07/2024 a 24/07/204: férias
25/07/2024: início período de reposição pós-greve
14/09/2024: fim do período letivo 2024.1
01/10/2024: início do período letivo 2024.2
23/12/2024 a 31/01/2025: recesso de fim de ano e férias docentes
01/02/2025: retomada do período letivo 2024.2
28/02/2025: fim do período letivo 2024.2

O período de reposição é destinado apenas aos docentes que aderiram total ou parcialmente à greve. Já as atividades dos cursos de Licenciatura em Computação, ofertado na modalidade EaD pelo Campus Ponta Grossa, e Técnico Integrado de Nível Médio em Informática, ofertado no Campus Campo Mourão, terão calendários próprios, conforme deliberado pelo Conselho Universitário no último dia 15.

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Segundo o relator da matéria, o novo calendário cumpre a exigência do número de dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. “Realizando uma análise holística da proposta, é perceptível que a mesma prima pelo equilíbrio, buscando equalizar a brevidade de se regularizar o calendário, a manutenção da qualidade do ensino e a preservação da saúde mental dos estudantes”, destacou o conselheiro Eduardo Eyng, relator da proposta aprovada – foram 46 votos favoráveis e quatro contrários.

Sobre o Cogep

O Cogep é um órgão deliberativo e de supervisão em matérias relacionadas aos cursos de graduação e educação profissional da UTFPR. Conta como membros os gestores da área da Reitoria e dos 13 campi, representantes dos docentes, dos técnicos-administrativos em educação e dos discentes, além de membros eleitos das câmaras técnicas de diferentes áreas do conhecimento.

Fonte: UTFPR