Da Redação
O temporal que atingiu a região Oeste do Paraná fez estragos em Toledo e em outros municípios, provocando danos em vias públicas, destelhamento de casas, quedas de árvores, interrupção de energia e diversos prejuízos. Os bombeiros, a Copel e as prefeituras de Toledo, Cascavel, São Pedro do Iguaçu, São José das Palmeiras, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Jesuítas, Palotina e Vera Cruz do Oeste iniciaram os atendimentos durante a madrugada, para socorrer moradores e efetuar a reparação dos danos provocados pela forte chuva que caiu durante a madrugada, acompanhada de granizo e rajadas de vento.
Em Toledo, por volta da 01 hora da manhã dessa quinta-feira (14), quedas de árvores e galhos obstruíram ruas, avenidas e redes elétricas. Foram interditados diversos pontos da região central da cidade, na Avenida Maripá, Avenida Tiradentes, Rua 7 de Setembro e Rua Guarani.
O Corpo de Bombeiros recebeu chamadas para atender destelhamentos na Avenida Parigot de Souza e na Rua Navílio Donassolo, na região da Vila Pioneiro. Outro caso de destelhamento, segundo a Prefeitura de Toledo, ocorreu na Unidade Básica de Saúde da Vila Paulista, onde atualmente, devido à reorganização dos atendimentos por conta da pandemia, funciona a Central de Especialidades.
Nas estradas que ligam o núcleo urbano de Toledo aos distritos rurais e nas rodovias que vão para outras cidades também foram registradas diversas ocorrências.

Além de vias obstruídas e destelhamentos, vários pontos da cidade ficaram sem energia elétrica. Em relação ao restabelecimento da energia, a Copel encaminhou um comunicado à imprensa informando que o temporal severo que atingiu o Paraná desde o início da madrugada provocou estragos na rede elétrica nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste. Foram identificados muitos pontos com árvores sobre as redes, cabos rompidos e entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, pelo menos duas torres de geração particular caíram sobre a rede da Copel.
Além disso, nove torres da linha de Transmissão Assis/Umuarama foram ao chão. As equipes de Manutenção e Emergência estão trabalhando desde a madrugada para restabelecer o fornecimento a todos o mais rapidamente possível. Foram mobilizadas todas as equipes disponíveis na região e virão reforços de outras partes do Estado para auxiliar na recomposição do fornecimento.
A Prefeitura de Toledo também divulgou que montou uma força tarefa para organizar o município. “Na maioria dos locais já conseguimos retirar as árvores e realizar a limpeza”, explicou o secretário de Habitação, Serviços e Obras Públicas, Maicon Stuani.
Em suas redes sociais, o prefeito Beto Lunitti publicou um vídeo alertando à população sobre os perigos, pois muitas árvores tombaram sobre a rede elétrica. “Amanhecemos com um cenário perigoso. Tivemos muitas situações de destelhamentos, em residências e prédios públicos. A madrugada foi de muitos contatos com os demais órgãos e com a Defesa Civil buscando minimizar os impactos do vendaval”, disse.
Os danos foram tão sérios que parte das instalações da Copacol em Jesuítas ficaram destruídas, como podemos ver no vídeo abaixo.