Por Marcos Antonio Santos
Nova unidade atenderá até 180 crianças, ampliando a oferta de vagas e fortalecendo a educação infantil na Rede Municipal de Ensino.
Toledo vai contar com mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), com a inauguração do CMEI Nona Gentila Ruaro Viezzer nesta quarta-feira, 29, às 19h. Esta será a segunda inauguração de CMEI neste ano em Toledo, que já conta com o CMEI Jane Elizete Alves Wilchen, inaugurado em agosto.
O CMEI, localizado na Rua Domingos Miotto, no Jardim da Mata, possui uma estrutura planejada para garantir conforto e segurança às crianças. O espaço conta com cinco salas de aula amplas e bem iluminadas, uma sala multiuso, fraldário, solários em cada sala de aula, refeitório, cozinha, área administrativa e pátio externo com brinquedos e área verde. Todos os ambientes foram pensados para favorecer o desenvolvimento integral das crianças e o trabalho pedagógico da equipe.

TUDO PREPARADO
A diretora do CMEI, Katiamara Martins de Araújo, confirma que está tudo pronto para a inauguração, incluindo a parte pedagógica e o cerimonial. Ela menciona ainda que as atividades para as crianças matriculadas começam nesta segunda-feira, 3 de novembro, com a efetivação das matrículas nesta quinta (30) e sexta-feira (31).
“Tudo preparado. As professoras finalizaram a parte pedagógica e agora estamos organizando o cerimonial para receber a comunidade hoje (nesta quarta) à noite. O atendimento às crianças que realizarem a matrícula nesta quinta e sexta-feira começará em 3 de novembro. As cerca de 50 crianças que estavam na lista de espera já foram convocadas, e os pais virão formalizar a matrícula. A capacidade da estrutura é de 110 crianças por período — ou seja, 110 pela manhã e 110 à tarde. Além disso, teremos atendimento em período integral. A criança chega pela manhã e permanece até as 17h30. Ainda não temos o número exato, mas será publicado um edital com os critérios para obtenção da vaga integral, e as crianças selecionadas terão esse atendimento”.
Katia, que trabalhava no CMEI Diva Bordin Fontana, no Jardim Panorama, foi convidada pela Secretaria de Educação para ser a diretora do novo CMEI. “Foi uma grande surpresa, pois eu vinha me preparando, mas nunca sabemos quando isso vai acontecer. Para mim, foi motivo de grande alegria e também um desafio, pois iniciar um novo CMEI é iniciar uma nova história”.

NONA GENTILA
O CMEI tem capacidade para atender em torno de 110 crianças, distribuídas entre as faixas etárias de 4 meses a 3 anos de idade. Neste primeiro momento, o atendimento será iniciado com cerca de 60 crianças. A expectativa é ampliar gradualmente conforme a demanda e o crescimento da comunidade.
A secretária municipal da Educação, Janice Salvador, recorda que a obra, aguardada por mais de dez anos, enfrentou diversos desafios, gerando grande expectativa entre as famílias da região. “Com o empenho da administração municipal, da empresa responsável, dos fiscais e de toda a equipe envolvida, o novo CMEI está concluído e pronto para iniciar suas atividades. A unidade já conta com equipe de professores, projeto político-pedagógico e regimento aprovados pelo Conselho Municipal de Educação. O atendimento às crianças começa em 3 de novembro, com previsão de implantação do período integral na sequência, ampliando o benefício às famílias. Com o Nona Gentila, Toledo passa a contar com 32 CMEIs na Rede Municipal de Ensino. A nova unidade tem capacidade para atender até 180 crianças, fortalecendo o compromisso do município com a educação infantil de qualidade”.


LONGA ESPERA
Promover a qualidade de ensino sempre foi o objetivo do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Jardim da Mata. A unidade começou a ser construída em 2015, durante a gestão do prefeito Beto Lunitti, e deveria ter sido concluída em oito meses. Porém, a empresa vencedora do processo licitatório abandonou a obra.
Em 2016, a Prefeitura de Toledo abriu um novo processo licitatório e, pela segunda vez, outra construtora teve o contrato rescindido devido ao descumprimento das exigências contratuais. A creche é classificada como projeto tipo 2 e recebeu recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Em janeiro de 2018, um contrato foi celebrado por meio de novo processo licitatório para a finalização das obras, no valor de R$ 925.245,23, mas a iniciativa novamente não foi concluída.
Após esse longo período, a obra foi retomada em 2024, finalizada em 2025 e será, enfim, inaugurada nesta quarta-feira à noite.





