Foto: Arquivo/Michael Juliano

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (03), o balanço do ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação para Influenza. Durante todo o sábado (01), diversas unidades básicas de saúde do município estiveram com suas portas abertas para vacinar crianças (seis meses a cinco anos), gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Foram dispensadas 587 doses de vacina. 

De acordo com a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, o número ficou abaixo da expectativa da Secretaria de Saúde. “Nossa intenção era vacinar mais pessoas. Estamos abaixo da meta estabelecida e isso preocupa, pois poderemos receber menos incentivos nas próximas campanhas”, explicou. 

A campanha para este público segue até o dia 10 de maio e, contabilizando as doses aplicadas no sábado (01), Toledo vacinou 4984 crianças (49,1% do público alvo), 696 gestantes (44,8%), 1.176 trabalhadores da saúde (32,1%) e 111 puérperas (43,5%). 

Próximas etapas

Entre maio e junho, serão vacinados os idosos (60 anos ou mais) e professores na segunda etapa. Por fim, ainda no mês de junho, acontecerá a terceira fase. As pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas serão o último grupo a ser vacinado.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação