Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Após 5 anos, Toledo volta a promover Conferência de Políticas para Mulheres

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher

Foram debatidas propostas e eleitas delegadas para a Conferência Estadual, prevista para os dias 29, 30 e 31 de julho, em Foz do Iguaçu

A 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Toledo, realizada na última sexta-feira (4), no câmpus local da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), rendeu um dia inteiro de debates, reflexões, moções, além de aprovação de 42 propostas e eleição de nove delegadas para a conferência estadual, prevista para 29 a 31 deste mês em Foz do Iguaçu. Participaram aproximadamente 160 pessoas, além de 30 convidadas e/ou palestrantes.

A conferência foi realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), e neste ano teve o tema: “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. O evento não era realizado em Toledo há cinco anos, tendo sua edição anterior ocorrida em 13 de março de 2020.

Os debates da quarta edição foram permeados por três eixos: Avaliação dos avanços e perspectivas da Política Nacional para as Mulheres; Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: estrutura, inter-relações e instrumentos; e Garantia de direitos e enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres. Também teve mesa temática composta por Moema Viezzer, Ana Cris (Delegada da Mulher), e Sabine Campos, que apresentaram experiências e realizaram um debate.

Foto: Wanderson Schumacher

Abertura – O início da conferência contou com a presença de autoridades e uma apresentação cultural de integrantes do Circo da Magia, que abrilhantaram o momento com show de humor e coreografias.

O prefeito Mario Costenaro destacou que seu maior interesse na política é garantir a construção de políticas públicas efetivas, reforçando a importância de ações concretas voltadas à mulher, como a Casa da Mulher Paranaense e projetos regionais de acolhimento e empreendedorismo. Ele valorizou o protagonismo das secretárias e enfatizou que nada se faz sozinho, defendendo o respeito, a autocrítica e o compromisso com a dignidade humana.

“Os discursos podem ser bonitos, mas o que vale são as nossas ações. Cada um de nós é um agente de transformação para um mundo mais justo e digno. Que esta conferência fortaleça a construção de políticas públicas que realmente façam a diferença”, ressaltou Costenaro.

Os pronunciamentos dos integrantes da mesa de honra convergiram num ponto em que se faz necessária a estruturação de políticas para mulheres, no contexto em que elas sofrem diversos tipos de violências e desigualdade em diferentes âmbitos sociais.

Nesse sentido, a secretária de Políticas para Mulheres, Eliane Bombardelli, destacou a relevância de transformar debates em ações reais, lembrando que é essencial garantir recursos, estrutura e rede de apoio para que as mulheres tenham mais autonomia e oportunidades. Ela enfatizou que a participação de todas fortalece o protagonismo feminino na construção de políticas públicas.

“O mais importante é que cada mulher aqui se sinta parte desse processo. Queremos sair desta conferência com propostas claras, práticas e que se tornem realidade. A voz de cada uma é essencial para que avancemos na igualdade de direitos”, declarou Eliane.

Foto: Wanderson Schumacher

A juíza Vanessa D’Arcangelo Ruiz Paracchini, da 2º Vara Criminal da Comarca de Toledo, explicou que a igualdade se constrói tratando de formas desiguais os desiguais e exemplificou que, na magistratura, existem dificuldades com relação à presença de mulheres, especialmente no órgão de cúpula do Tribunal de Justiça. “Eu faço parte de um grupo de mulheres chamado Antígona, que é um grupo de magistradas que visam assegurar os direitos das mulheres na toga, na magistratura”, destacou.

Vanessa acrescentou que grupos semelhantes podem ser vistos em todos os setores, de modo a assegurar a participação efetiva das mulheres.

Presenças – Também compuseram a mesa de honra na 4ª Conferência Municipal de Políticas Para Mulheres: o vice-prefeito, Lucio De Marchi; as vereadoras Marli Gonçalves e Katchi Nascimento; o promotor de Justiça José Roberto Moreira; a representante do deputado federal Elton Welter, Nelsi Kistemacher Welter; a delegada da Mulher de Toledo, Ana Cris Oliveira; e a presidente do CMDM, Solange Pierina Dalla Rosa. O vereador Marcos Zanetti também participou do encontro.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real