Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Após 5 anos, Toledo volta a promover Conferência de Políticas para Mulheres

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher

Foram debatidas propostas e eleitas delegadas para a Conferência Estadual, prevista para os dias 29, 30 e 31 de julho, em Foz do Iguaçu

A 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Toledo, realizada na última sexta-feira (4), no câmpus local da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), rendeu um dia inteiro de debates, reflexões, moções, além de aprovação de 42 propostas e eleição de nove delegadas para a conferência estadual, prevista para 29 a 31 deste mês em Foz do Iguaçu. Participaram aproximadamente 160 pessoas, além de 30 convidadas e/ou palestrantes.

A conferência foi realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), e neste ano teve o tema: “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. O evento não era realizado em Toledo há cinco anos, tendo sua edição anterior ocorrida em 13 de março de 2020.

Os debates da quarta edição foram permeados por três eixos: Avaliação dos avanços e perspectivas da Política Nacional para as Mulheres; Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: estrutura, inter-relações e instrumentos; e Garantia de direitos e enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres. Também teve mesa temática composta por Moema Viezzer, Ana Cris (Delegada da Mulher), e Sabine Campos, que apresentaram experiências e realizaram um debate.

Foto: Wanderson Schumacher

Abertura – O início da conferência contou com a presença de autoridades e uma apresentação cultural de integrantes do Circo da Magia, que abrilhantaram o momento com show de humor e coreografias.

O prefeito Mario Costenaro destacou que seu maior interesse na política é garantir a construção de políticas públicas efetivas, reforçando a importância de ações concretas voltadas à mulher, como a Casa da Mulher Paranaense e projetos regionais de acolhimento e empreendedorismo. Ele valorizou o protagonismo das secretárias e enfatizou que nada se faz sozinho, defendendo o respeito, a autocrítica e o compromisso com a dignidade humana.

“Os discursos podem ser bonitos, mas o que vale são as nossas ações. Cada um de nós é um agente de transformação para um mundo mais justo e digno. Que esta conferência fortaleça a construção de políticas públicas que realmente façam a diferença”, ressaltou Costenaro.

Os pronunciamentos dos integrantes da mesa de honra convergiram num ponto em que se faz necessária a estruturação de políticas para mulheres, no contexto em que elas sofrem diversos tipos de violências e desigualdade em diferentes âmbitos sociais.

Nesse sentido, a secretária de Políticas para Mulheres, Eliane Bombardelli, destacou a relevância de transformar debates em ações reais, lembrando que é essencial garantir recursos, estrutura e rede de apoio para que as mulheres tenham mais autonomia e oportunidades. Ela enfatizou que a participação de todas fortalece o protagonismo feminino na construção de políticas públicas.

“O mais importante é que cada mulher aqui se sinta parte desse processo. Queremos sair desta conferência com propostas claras, práticas e que se tornem realidade. A voz de cada uma é essencial para que avancemos na igualdade de direitos”, declarou Eliane.

Foto: Wanderson Schumacher

A juíza Vanessa D’Arcangelo Ruiz Paracchini, da 2º Vara Criminal da Comarca de Toledo, explicou que a igualdade se constrói tratando de formas desiguais os desiguais e exemplificou que, na magistratura, existem dificuldades com relação à presença de mulheres, especialmente no órgão de cúpula do Tribunal de Justiça. “Eu faço parte de um grupo de mulheres chamado Antígona, que é um grupo de magistradas que visam assegurar os direitos das mulheres na toga, na magistratura”, destacou.

Vanessa acrescentou que grupos semelhantes podem ser vistos em todos os setores, de modo a assegurar a participação efetiva das mulheres.

Presenças – Também compuseram a mesa de honra na 4ª Conferência Municipal de Políticas Para Mulheres: o vice-prefeito, Lucio De Marchi; as vereadoras Marli Gonçalves e Katchi Nascimento; o promotor de Justiça José Roberto Moreira; a representante do deputado federal Elton Welter, Nelsi Kistemacher Welter; a delegada da Mulher de Toledo, Ana Cris Oliveira; e a presidente do CMDM, Solange Pierina Dalla Rosa. O vereador Marcos Zanetti também participou do encontro.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real