Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Apoio ao associado: Sindicato Rural de Toledo está entre as melhores entidades rurais patronais do Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Gauri, Copini e Gongoleski no encontro de Líderes S. Foto: Sistema Faep/Senar-PR

O presidente do Sindicato Rural de Toledo (SRT), Nelson Gafuri, o vice-presidente Edenilson Copini, e o tesoureiro Reginaldo Gongoleski, participaram de um curso de capacitação chamado “Líder S” no Sistema Faep/Senar-PR, em Curitiba. A capacitação está inserida no Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS). Além de membros da Diretoria de sindicatos, os colaboradores que estão à frente dos trabalhos de atendimento aos produtores rurais participam de capacitação específica chamada de “Gestor S” e “Mobilizador S”.

Juntamente com demais representantes do agronegócio paranaense, os diretores do Sindicato Rural de Toledo integraram um grupo que se dedicou a levantar um diagnóstico das demandas e prioridades dos produtores rurais nas diferentes regiões do Estado. A capacitação ofereceu instrumentos para compreender os desafios e competências da liderança sindical na representação do setor produtivo diante do atual cenário político e econômico. Na ocasião, ficou muito clara a sinergia entre os sindicatos e o Sistema Faep/Senar-PR.

Grupo de Líderes – Foto: Sistema Faep/Senar-PR

Conforme Gafuri, de um modo geral, os Sindicatos Rurais Patronais – que são as instituições representativas da classe empregadora rural – enfrentam desafios comuns de todo o segmento produtivo, assim como situações pontuais, conforme a realidade de cada região. Por isso, deve ser fortalecida a interação entre os sindicatos e o Sistema.

ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA

Toledo ganha destaque neste cenário devido sua organização ao longo de seus 58 anos de atuação em prol do produtor rural, contados desde a Carta Sindical. Uma organização que tem contribuído com o processo de liderança no setor.

Os pontos positivos, que merecem ser reconhecidos pelos associados, passam desde a estrutura física do Sindicato Rural de Toledo e sua presença na sociedade, até chegar aos serviços prestados.

Membros da Diretoria e produtores rurais convidados, hoje representam o Sindicato Rural de Toledo no Conselho Municipal do Agronegócio, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, assim como na Associação Comercial e no Programa Oeste em Desenvolvimento, que debate questões de desenvolvimento e governança do território Oeste Paranaense.

ESTRUTURA

Por conta do trabalho das Diretorias e suas gestões, hoje o Sindicato Rural de Toledo conta com instalações físicas capazes de acolher o associado, seja para um simples café com leite ou mesmo no debate de temas impactantes na sua atividade, como a ratificação de imóveis e questões de ordem ambiental e jurídicas. O trânsito de máquinas agrícolas foi um tema amplamente debatido pelos produtores dentro do Sindicato Rural, provocando a classe política e sugerindo modificações em resolução específica do Conselho Nacional do Trânsito (Contran).

VANTAGENS AOS PRODUTORES

Para o presidente Nelson Gafuri, essa organização e preparo da entidade é percebida pelos produtores rurais. Basta ver a relação de novos associados que o Sindicato Rural Patronal tem recebido neste ano de 2025. “Os produtores estão vendo que nossos produtos e serviços oferecem vantagens para quem é associado”, salienta.

Ele informa que o Sindicato Rural Patronal oferece orientações sobre a rotina administrativa das propriedades, para que o associado possa fazer corretamente as declarações – como de Imposto de Renda e do ITR -, e orientações para contratos de trabalho com base na convenção coletiva.

“Mas também temos serviços na área ambiental, desde as simples outorgas de uso d’água ao georreferenciamento e Cadastro Ambiental Rural, e ainda planejamento agrícola de custeio e investimento. São serviços que procuramos oferecer com a finalidade de gerar economia no bolso de quem é associado”, comenta Gafuri. Além disso, o Sindicato oferece planos de saúde e outros benefícios que dão sustentabilidade ao funcionamento da entidade representativa da classe empregadora rural. “Estamos entre os melhores sindicatos rurais patronais do Paraná”, garante.

Gafuri salienta que o Sindicato está bem organizado e estruturado para prestar atendimento às demandas dos associados. “Toledo é um desses bons exemplos ao Paraná. Temos equipe preparada para orientar os associados, e produtores em geral, nos produtos e serviços especializados que oferecem vantagens para eles no dia a dia”, comenta Gafuri.

GESTORES E MOBILIZADORES

Grupo de Gestores – Foto: Sistema Faep/Senar-PR

O Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS) inclui capacitação para gestores dos Sindicatos Rurais. O “Gestor S” oferece conteúdos aos colaboradores que estão à frente na administração dos sindicatos. Tatiane Lodi representou o Sindicato Rural de Toledo neste curso presencial em Curitiba que teve como conteúdos as rotinas operacionais, processos estratégicos e o papel do gestor na promoção da eficiência na administração.

Em outro treinamento específico, já realizado em duas etapas, a mobilizadora do Senar-PR, junto ao Sindicato Rural de Toledo, Edivania Silva, participou da capacitação sobre as estratégias e práticas no Sistema Faep/Senar.

Grupo de Mobilizadores – Foto: Sistema Faep/Senar-PR

Fonte: Assessoria de Comunicação do SRT

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real