Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Apicultura: Cooperativa do Oeste comemora retomada de preços e recursos para reforma e adequação

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação/Coofamel

Apesar dos desafios do ano de 2020 a Coofamel teve resultados positivos e projeta crescimento para 2021

O ano de 2020 foi bastante positivo para a Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), que tem sede em Santa Helena e uma filial em Marechal Cândido Rondon. A entidade atende a região Oeste do Paraná e trabalha para fomentar a apicultura. Conforme o presidente, Antônio Schneider, os projetos iniciaram em janeiro com ações da municipalidade, na distribuição de merenda escolar e, ao longo do ano foi possível recuperação de preços e outros avanços no setor.

Os hortifrutigranjeiros foram beneficiados com a compra de seus produtos por programas públicos, processo intermediado pela Coofamel. Dentre os exemplos estão, o Programa Nacional Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A liberação de recursos para adequação de estrutura também é uma conquista muito importante, conforme Antônio Schneider. Um projeto juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), por intermédio do Programa Coopera, disponibilizou R$400 mil para a reforma da sede da Coofamel. As obras contemplam adequação para a conquista permanente do selo do Sistema de Inspeção Federal (SIF), que possibilitará a venda a nível nacional e internacional do mel produzido pela cooperativa.

Outra parceria citada pelo presidente, foi realizada junto a uma exportadora de São Paulo para escoamento do mel produzido. “Foi um ano excelente, com retomada das atividades e grandes projetos de hortifrutigranjeiros. O preço do mel melhorou, com teto de R$13 o quilograma do produto e a produção também foi boa”, destaca Antônio Schneider.

Projetos para 2021

O presidente destaca que, neste ano a cooperativa deve iniciar a exportação por conta própria. Atualmente a venda a outros países é feita por intermédio de exportadora, no entanto, o processo independente pode gerar benefícios. Para isso, participa do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No processo de fortalecimento da cooperativa, o que se almeja é solidificar e estimular o cooperativismo. Antônio Schneider observa que a Coofamel passa por um processo de recuperação e deve ser retomado o crescimento, o que será possível com o apoio de cooperados e parceiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coofamel

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real