Por Fernando Braga
A Gazeta de Toledo foi procurada na tarde desta sexta-feira (25) por uma família que queixava da falta de atendimento em uma Unidade Básica de Saúde de Toledo, apesar da consulta previamente agendada.
A reclamação quanto a falta de atendimento médico envolve três pessoas da mesma família. Uma delas foi o senhor que acordou por volta de 04 horas da madrugada para estar às 05h na Unidade Básica de Saúde do Jardim Porto Alegre, horário em que são distribuídas as fichas de consulta. Cada ficha corresponde a uma consulta, que é marcada para os horários abrangidos pela jornada de trabalho do médico que fará o atendimento.
O morador chegou de madrugada para ficar na fila e, por volta das 07h, pegou uma das 14 fichas distribuídas para atendimento com um determinado clínico geral. A consulta era para sua irmã, que por estar trabalhando no período da manhã, reservou a tarde para ir ao médico. O familiar que fez o agendamento pegou uma ficha de atendimento marcada para às 14h20.
A mulher chegou a UBS às 14h, acompanhada por outro irmão, que é especial. Por ser uma pessoa especial, sempre um familiar o acompanha nas consultas. A ida ao médico, portanto, era para que duas pessoas se consultassem, a mulher e seu irmão.
Chegando antes do horário marcado, eles aguardaram serem chamados, tendo consigo os exames laboratoriais que necessitavam entregar ao médico que é clínico geral. Porém, ao se aproximar das 15 horas, a mulher e seu irmão foram informados que não seriam atendidos, pois aquele médico não compareceu ao trabalho.
Não sabemos o motivo da ausência do profissional de saúde, mas segundo o depoimento dos familiares que procuraram a Gazeta de Toledo, ele já não havia ido trabalhar ontem, quinta-feira (24).
Por fim, os moradores se queixaram que o médico faltoso não foi substituído por outro, e assim, vários pacientes ficaram sem atendimento.
Ligamos nesta tarde para a Unidade Básica de Saúde do Jardim Porto Alegre, para tentar falar com algum responsável na tentativa de saber o que aconteceu, mas ninguém atendeu. Diante do relato, resta a preocupação com o atendimento da população e o esclarecimento de que o jornal fica a disposição para ouvir os moradores, bem como a Secretaria Municipal de Saúde.