Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Apac é inaugurada em Toledo com a presença de autoridades

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac de Toledo/PR) e o Conselho da Comunidade da Comarca de Toledo tiveram suas estruturas inauguradas em uma calorosa realizada na última sexta-feira (10), envolvendo diversas autoridades políticas, judiciárias, de forças policiais, da sociedade civil organizada, de voluntários e gestores, tanto de Toledo, quanto de diversas regiões. 

O Centro de Reintegração Social foi edificado voluntariamente pelo engenheiro civil Ernani Magnabosco, com recursos oriundos da Justiça do Trabalho, da Prefeitura de Toledo, de ações da comunidade e de generosas doações. Inicialmente projetado para acolher 51 recuperandos em cumprimento de pena no regime fechado. A obra está edificada em terreno com área de 6.390 m², sendo 2.250 m² adquiridos pelo Conselho da Comunidade e 4.140,00 m² doados pela Prefeitura de Toledo. O total de área edificada é de 1.304,14 m².

“Concluímos a primeira etapa desse projeto encantador, que é a ressocialização de pessoas. A segunda etapa é a mais importante, quando iniciamos a reintegração social dessas pessoas. Fazer o bem, faz bem”, declarou o presidente da Apac de Toledo, Edson Luiz Carollo. 

A juíza de Direito e Diretora do Fórum da Comarca de Toledo, Luciana Lopes do Amaral Beal, falou na ocasião da inauguração que “a data de hoje [10] marca o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo Conselho da Comunidade à Comarca de Toledo em favor da causa pública na humanização das penas, e, também o início dos novos rumos da execução penal em Toledo pela aplicação do método Apac, cuja base é a valorização humana, voltada à ressocialização de pessoas no cárcere, na perspectiva de que ‘todo homem é maior que seu erro’”, enfatizou. 

O prefeito Beto Lunitti quebrou o protocolo e convidou o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e o ex-prefeito Lúcio de Marchi para reconhecer que foram vários os agentes públicos que trabalharam para viabilizar a implantação da Apac em Toledo, desde a sua fundação até a inauguração da estrutura na última semana. 

“Aqui é uma terra onde os poderes efetivamente são harmônicos, cada um com o seu compromisso com aquilo que é a sua institucionalidade, compreendendo seu papel que é possível fazer dar certo o que está escrito na legislação, mas sem perder a ternura do sentimento da gratidão e empatia. Que bom que nesse canto do Brasil tem gente que pensa, que age, que faz e que promove inclusão e resgate de pessoas para que mentes, almas e corações possam estar à disposição na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais digna e sem desigualdades”, salientou Beto Lunitti. 

Antes da entrega oficial da estrutura da Apac e do Conselho da Comunidade, o presidente da Apac e os representantes das empresas Prati Donaduzzi, Fiasul, Carlu Brinquedos e Móveis Cerbarro formalizaram a assinatura dos Termos de Intenção de Parceria, visando a capacitação técnica dos reeducandos nas atividades a serem desenvolvidas nas oficinas de trabalho.

Foto: Dielson Pickler/Secom

Histórico

O Conselho da Comunidade da Comarca de Toledo, fundado em 10 de outubro de 2005, pela juíza de direito Luciana Lopes do Amaral Beal, é um órgão auxiliar do Poder Judiciário criado para efetivar a participação da sociedade, por meio de representantes de diversos segmentos, na execução das penas privativas de liberdade e no retorno ao convívio familiar e social do egresso.

Dentre as suas ações, em destaque a edificação do barracão anexo à carceragem, em cujo espaço é desenvolvido o “Programa Recomeçar”, em parceria com as empresas Prati-Donaduzzi e Centralpack Embalagens, mediante a execução de atividades de incentivo à profissionalização, educação, integração no trabalho em equipe, e fortalecimento de vínculo familiar, voltadas aos internos da cadeia pública de Toledo. 

No ano de 2012, com a vigência da lei 17.138 que autorizou o Governo do Estado do Paraná a firmar convênio com as associações de proteção e assistência aos condenados, o Conselho da Comunidade, conheceu a metodologia Apac como uma alternativa viável ao sistema prisional, diante de seus resultados positivos para a sociedade, com ênfase ao menor índice de reincidência do que a média nacional; baixo custo, geralmente três vezes menor em relação ao per capita gasto no sistema comum; ausência de rebeliões e atos de violência, reduzido número de fugas, e outros. 

Assim, no dia 23 de novembro de 2015, foi fundada a Apac de Toledo, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que preconiza a recuperação do preso, a proteção da sociedade, o socorro às vítimas e a promoção da justiça restaurativa. 

Filiada à Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado (Fbac) desde 15 de março de 2016, foi declarada de utilidade pública municipal pela Lei R n.º 09 em 08 de março de 2016, e de utilidade pública estadual pela lei 18.796   em 25 de maio de 2016. Desde então, a história da Apac de Toledo que teve como precursores os conselheiros Ramasses Mascarello e Balnei Lourenço Rotta, vem sendo escrita pelas mãos de voluntários, sob a orientação da Fbac e, com o apoio da sociedade civil organizada e dos poderes públicos constituídos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real