O ex-ministro da Agricultura Luiz Fernando Cirne Lima, que esteve em Toledo pela última vez em 15 de dezembro de 2013, ou seja, há 10 anos, para receber o título de Cidadão Honorário, na Câmara Municipal, esteve em Santa Maria, Rio Grande do Sul, nesse último dia 15 de dezembro, para repetir um ato feito há 50 anos com a presença do vereador Leoclides Bisognin, quando de sua formatura como agrônomo.

Naquela ocasião de sua estada em Toledo, produzimos duas matérias quando o jornal ainda era impresso, embora já dispuséssemos de site, materializando aquele momento único para a posteridade, pois Cirne Lima era um dos poucos homenageados ‘em vida’, fazendo ‘pose’ ao lado da placa de uma via pública que leva seu nome na cidade, a Avenida Ministro Cirne Lima.

Avenida

Há de se ressaltar que Cirne Lima tinha sido homenageado há muitos anos e só veio a conhecer a avenida que leva seu nome, denominada Ministro Cirne Lima, décadas depois, mais precisamente em15 de dezembro de 2013. Nessa mesma cerimônia, outras duas grandes personalidades de Toledo também foram homenageadas ‘em vida’, com a utilização de seus nomes para próprios públicos em Toledo: os pioneiros Diva Paim Barth e Ondy Niederauer, agora falecidos.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

50 anos depois

Coincidentemente, nesse dia 15 de dezembro, Cirne Lima, ainda vivo, ativo e lúcido, prestes a completar 91 anos de idade em janeiro próximo, voltou a cidade de Santa Maria (RS) para repetir a entrega da certificação da conclusão de curso de Agronomia, onde o vereador Leoclides Bisognin se formou, há 50 anos, se tornando assim “Fato inédito”. Para marcar a história dos vínculos do ex-ministro com Toledo, o vereador Bisognin levou dois exemplares das edições da Gazeta de Toledo com a cobertura feita a época, para que o mesmo possa reviver sua história e arquivar para a posteridade.

Um show de “shows”

Desde quando se falou em levar os artistas até onde o povo está, fui um defensor dessa descentralização que a atual administração vem fazendo. Prova disso foram os três eventos em bairros e apenas um no parque Diva Paim Barth, sobre as comemorações dos 71 anos de Toledo. Essas boas escolhas de artistas com músicas (letras) ligadas à nossa ‘cultura’, levou maciçamente os toledanos a prestigiarem.

Um show de “shows” I

Outros shows levados à Praça Willy Barth, durante o Natal Encantado, realmente estão encantando a todos, pela qualidade dos artistas escolhidos e temas. Posso dizer que foram os melhores que Toledo já presenciou e aplaudiu. Merece mais que aplausos, merece cada centavo aplicado, incentivado pela Lei Rouanet. Shows esses que atraíram muita gente de outras cidades e, por consequência, dinheiro circulando no comércio local.

Um show de “shows” II

Outros shows levados à Praça Willy Barth, durante o Natal Encantado, realmente estão encantando a todos, pela qualidade dos artistas escolhidos e temas. Posso dizer que foram os melhores que Toledo já presenciou e aplaudiu. Merece mais que aplausos, merece cada centavo aplicado, incentivado pela Lei Rouanet. Shows esses que atraíram muita gente de outras cidades e, por consequência, dinheiro circulando no comércio local.

PRD – Partido da Renovação Democrática

Era esperado o nome de Marisa Lobo para o comando estadual da nova sigla PRD, que absorveu o PTD e o Patriotas. No entanto, o governador Ratinho Junior optou por uma mudança radical e escolheu nomes totalmente estranhos ao público aqui no Velho Oeste. Para não ser injusto, há um único nome que podemos afirmar estar próximo a Toledo, que é o de Junior Weiler, que tem sido preferido pela atual gestão.

PRD – Partido da Renovação Democrática I

As duas ex-siglas estavam divergindo no quesito ‘ideologia política’, pois o PTB, que tinha o empresário e corretor Paulo Leonardi como presidente, tem sua posição definida em apoio a reeleição do atual prefeito de Toledo. Já o  Patriotas, que estava sob o comando do servidor público GM Ceolin e demais membros, não são adeptos da atual gestão, pois entendem que os gestores têm posição de esquerda, fato esse não aceito pelos ex-Patriotas.

Nova direção estadual

Ricardo Franco, presidente estadual, braços direito e esquerdo o Ratinho Junior. Fabiano Lazarino como vice, Junior Weiler, de Jesuítas, como secretário executivo, Amanda Kothwitz na 1ª Secretaria Executiva, pastor Antonio Alberto como secretário-geral, com Renata Ramos, Flavio Biancardi como tesoureiro, e Francisco Homero como 1º tesoureiro.

“Cadê o papelinho?”

Um nobre causídico tem uma frese muito bem ‘coloquial’, que encurta muitas discussões, principalmente aquelas desnecessárias: “CADÊ O PAPELINHO?” Quero me apropriar dessa frase para me referir às filiações do grupo do prefeito ao PSD assim, como daqueles que se dizem estar no Republicanos.  Simples assim para quem é jornalista: minha resistência está sempre na “ISENÇÃO e na VERDADE”. Enquanto não houver aquele “papelinho”, tudo é mera especulação. PONTO!