Quase todo o material furtado foi recuperado na casa do suspeito, que depois de tentar fugir, acabou preso. Foto: Guarda Municipal de Toledo

Por Fernando Braga

Nesta segunda-feira (04), a Guarda Municipal de Toledo recuperou utensílios que haviam sido furtados de uma residência e prendeu um homem suspeito.

Pouco depois das 14 horas, uma equipe da GM foi acionada, via Central de Operações, para checar o comunicado de um furto que teria acontecido em uma residência no Jardim Coopagro. No local, os guardas municipais ouviram o relato da vítima, um homem de 58 anos que alegava ter contratado uma pessoa para realizar uma obra em sua casa, situada na Rua Abel Batista de Freitas.

O homem identificado como H. dos S. G., de 32 anos, foi contratado no último dia 03, domingo, para realizar o serviço. Já na segunda-feira, o proprietário do imóvel, por volta de meio-dia, sentiu falta de alguns de seus pertences, entre eles ferramentas e utensílios de uso pessoal. Ao perceber que em sua casa não estavam uma serra Makita, uma furadeira Impact Drill, uma escova elétrica Royal, um perfume Natura e um aparelho Alexa, assistente virtual da Amazon, ele se dirigiu até a moradia de H. dos S. G., localizada na Rua Eugênio Gustavo Keller, e disse que seus pertences haviam sumido de casa. A vítima insistiu para que o material fosse devolvido, ameaçando chamar a polícia e denunciar o responsável pela obra como autor do crime.

Furadeira recuperada pela GM. Foto: Guarda Municipal de Toledo

A vítima ligou para a Guarda Municipal solicitando uma de suas equipes no local. Na presença dos agentes, H. dos S. G. apareceu com quase todos os objetos furtados acomodados dentro de uma bolsa. Ao entregar os materiais, ele disse que não havia cometido o furto e contou que tinha chamado para trabalhar com ele um indivíduo chamado Gabriel, que seria o autor do crime. Ele disse ainda que o ladrão havia lhe entregado os utensílios para que fossem devolvidos ao legítimo proprietário. A única coisa que estava faltando era a serra Makita. No entanto, H. dos S. G. contou que Gabriel morava com ele, apesar de não estar lá naquele momento, e se com prometeu a recuperar a ferramenta.

Diante da história confusa, os agentes da GM resolveram encaminhar a vítima do furto e o contratado para a Delegacia de Polícia Civil. Para evitar ser conduzido, H. dos S. G. empreendeu fuga a pé, correndo por alguns quarteirões, até ser alcançado e detido próximo do Ciscopar. Assim que o detiveram, os guardas municipais lhe deram voz de prisão e leram seus direitos, algemando-o e conduzindo-o até a 20ª SDP.

Escova elétrica e o perfume masculino também foram recuperados pela GM. Foto: Guarda Municipal de Toledo