Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ao resgatar cães vítimas de maus-tratos, Guarda Municipal se depara com grave problema existente em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Os cães resgatados eram mantidos em um antigo clube, que se encontra abandonado e serve de abrigo para pessoas mal-intencionadas

Por Fernando Braga

Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 15h, a Unidade K-9 da Guarda Municipal de Toledo, atendeu novamente uma ocorrência de maus-tratos a animais e promoveu o resgate de dois cães.

A Unidade K-9, que consiste em uma equipe com agentes especializados e cães adestrados, responsáveis pela segurança e apoio a outros órgãos, foi acionada pela Coordenação de Proteção Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, e acompanhou seus servidores até o endereço do antigo Clube dos Funcionários da Empresa Bortolotto, na Vila Paulista.

O denunciante, que reside na vizinhança, relatou às autoridades a situação de abandono a que estavam submetidos os dois cães, que também sofreram agressões. O agressor, que segundo as informações apuradas seria um morador de rua, não estava no local.

Andarilhos e/ou pessoas em sitação de rua buscam abrigo no local, que está abandonado. Foto: Guarda Municipal de Toledo

O que as equipes encontraram quando chegaram foram dois cães que muito sofriam. Um deles, inclusive, era um pitbull que apresentava ferimentos no corpo e na cabeça, e uivava de dor.

O médico veterinário da Secretaria de Meio Ambiente esteve no local e fez a avaliação dos animais. Após serem socorridos, os cães foram encaminhados, pela Unidade K-9, para uma clínica veterinária conveniada com a prefeitura.

O pitbull vítima de agressão apresentava ferimentos no corpo e na cabeça. Foto: Guarda Municipal

A Polícia Civil também foi acionada e passa a investigar o caso. O homem em situação de rua responsável pelas agressões está sendo procurado pela equipe de investigação da 20ª SDP.

Além dos maus-tratos a animais, outra coisa que chama a atenção nesta ocorrência é a situação de abandono do imóvel onde outrora funcionava um clube. Suas dependências, bem como a antiga piscina, representam múltiplos perigos para toda a comunidade. Além de ser um lugar propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o matagal que tomou conta da área a transforma em lugar ideal para abrigar andarilhos e refugiar criminosos.

É necessário que o Poder Público dê uma solução para a situação em que se encontra aquele lugar, junto ao proprietário do imóvel, para cessar – ou ao menos reduzir – os perigos que este representa. Algumas ações urgentes se fazem necessárias, como cobrir a piscina, limpar o terreno e construir uma barreira (muro ou cerca) para impedir a entrada das pessoas.

A respeito do resgate dos cães que estavam sob maus-tratos, assim como a Guarda Municipal, a Polícia Civil de Toledo tem feito um bom trabalho para elucidar casos como esse. Hoje mesmo, policiais da 20ª SDP apreenderam uma arma de fogo que pode ser a utilizada por um homem para atirar em um cão, no mês de agosto. Na ocasião, o animal também havia sido socorrido pelos agentes da Unidade K-9 da Guarda Municipal de Toledo. Para saber mais, clique em Arma suspeita de atentado contra cão é apreendida pela Polícia Civil de Toledo.

A seguir, veja os registros feitos no local da ocorrência, mostrando o total abandono do antigo clube, onde os dois cães foram resgatados nesta tarde.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real