O Colégio Estadual Antônio José Reis é um dos estabelecimentos de ensino que migrará para o modelo cívico-militar.

Um dos colégios ainda não decidiu sobre a implementação do novo modelo de ensino e teve a consulta prorrogada até sexta-feira

Da Redação

Dois Colégios Estaduais de Toledo já concluíram o processo de consulta pública referente a implementação do modelo cívico-militar proposto pelo governo do Estado. O Colégio Estadual Novo Horizonte, localizado no Jardim Coopagro, e o Colégio Estadual Antonio José Reis (foto), que fica no bairro Belo Horizonte, tiveram as votações encerradas na noite de quarta-feira (28), tendo como resultado a aceitação da nova modalidade de ensino.

Pouco depois das 20 horas, horário previsto para o término da consulta iniciada na terça-feira, o Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) comunicou que o único estabelecimento de ensino que não havia obtido o resultado era o Colégio Jardim Maracanã, situado no bairro homônimo. A votação nessa escola precisou ter continuação, uma vez que a participação dos pais dos alunos não atingiu o quórum necessário para validar o resultado.

É preciso que a ao menos 50% da comunidade escolar, formada pelos diretores, professores, pais de estudantes e funcionários das escolas, compareça para registrar seu posicionamento sobre a implementação do colégio cívico-militar. No caso do Colégio Jardim Maracanã, o total de pais que compareceu à consulta não atingiu o coeficiente mínimo de 50% e por isso a votação foi estendida até amanhã, sexta-feira (30). Vale lembrar que além dos pais, também podem votar, das 08h às 20h, os alunos que possuem 18 anos.

Em contato com os dirigentes das duas escolas que migrarão a partir de 2021 para o modelo cívico-militar, e com o diretor do NRE, José Carlos Guimarães, soubemos que 406 membros da comunidade escolar do Colégio Estadual Novo Horizonte atenderam ao chamado da Secretaria Estadual de Educação (SEED) e compareceram na votação que apresentou 79,9% de aceitação do novo conceito de ensino.

Já no Colégio Estadual Antonio José Reis, 370 membros da comunidade escolar participaram da consulta que resultou na confirmação da mudança, com o percentual de 75% de aprovação. Outros cinco colégios localizados na região abrangida pelo Núcleo de Educação de Toledo também confirmaram o interesse na implementação do modelo cívico-militar. Essas unidades estão localizadas nos municípios de Guaíra, Palotina e Marechal Cândido Rondon.

Fake news pode comprometer a votação do Colégio Jardim Maracanã

Tão logo foi anunciado o resultado da consulta nos colégios de Toledo, na noite de quarta-feira, começaram a circular pelas redes sociais notícias falsas informando que os três estabelecimentos de ensino selecionados no município haviam concluído a votação. Tais informações também noticiavam erroneamente que as três escolas teriam confirmado a intenção da mudança, o que levou muitos pais de alunos do Colégio Jardim Maracanã a absterem-se consulta, achando que não precisam mais votar, já que a decisão supostamente já estava tomada.

Se os pais não participarem, o processo de escolha poderá ficar comprometido, pois para validar a participação da unidade no programa educacional é preciso que 50% dos responsáveis pelos alunos votem. Por isso, reforçamos que a consulta pública continua aberta para a participação dos pais dos estudantes do Colégio Maracanã.