Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ano letivo de 2026 começa com mais de 12 mil alunos em Toledo e destaque para o Premen, maior colégio da cidade

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Entre passos e aprendizados, a escada Inclui saber, lembra que o conhecimento se constrói degrau por degrau, com inclusão e oportunidade para todos. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

Rede estadual retoma aulas nesta quinta (5); Colégio Presidente Castelo Branco recebe mais de 1.700 estudantes com estrutura renovada e aulas 100% desde o primeiro dia

As aulas da rede estadual de ensino do Paraná retornaram nesta quinta-feira, dia 5, marcando oficialmente o início do Ano Letivo de 2026. Em Toledo, mais de 12 mil alunos voltaram às salas de aula, integrando um total de mais de 30 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, que abrange 16 municípios da região.

De acordo com dados do NRE Toledo, a rede estadual conta com 2.608 professores, sendo 1.022 atuando nas escolas do município de Toledo. O quadro de apoio é formado por 518 agentes educacionais e terceirizados em toda a área do Núcleo, dos quais 225 estão lotados em Toledo.

Em relação ao número de estudantes, o NRE Toledo atende 30.057 alunos do ensino regular, sendo 12.177 matriculados nas escolas estaduais de Toledo. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) soma 1.057 alunos em toda a região.

Premen inicia ano letivo com maior número de alunos do NRE

No Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), o primeiro dia de aula foi marcado por expectativa positiva e ambiente renovado. A unidade passou por pintura e manutenção durante o recesso escolar e iniciou o ano como o colégio com maior número de alunos do Núcleo Regional de Toledo, com mais de 1.700 estudantes distribuídos nos três turnos.

Direto do colégio, o repórter destacou o clima do retorno às aulas e conversou com o diretor Domenício Coelho, que falou sobre a preparação da escola para o início do ano letivo.

“O ano letivo começou com bastante expectativa. O colégio está bonito, bem cuidado, a gente sempre cuida muito bem porque a comunidade merece. Nossos alunos, professores e funcionários merecem esse ambiente e nós queremos sempre recepcioná-los muito bem”, afirmou.

Segundo o diretor, o Premen iniciou o ano com aulas normais desde o primeiro dia, sem falta de professores ou funcionários.

“Estamos com o maior número de alunos do Núcleo de Toledo, passando de 1.700 alunos nos três turnos. Hoje recebemos todos muito bem, não tivemos falta de professor, todos estão contratados, todos os funcionários trabalhando e os alunos com muita alegria de voltar. A gente percebe isso no olhar deles”, destacou.

Diferente de outros anos, o primeiro dia já contou com atividades pedagógicas regulares.

“É aula normal desde o primeiro dia. Os professores já estão passando conteúdo, fazendo uma revisão, uma pesquisa de conhecimento para entender como os alunos estão e como os conteúdos vão ser introduzidos ao longo do ano. Mas já tem conteúdo, sim”, explicou Domenício.

Fotos: Gazeta de Toledo

Merenda, kits escolares e estrutura

Outro ponto destacado foi a merenda escolar, que já está sendo servida normalmente.

“A merenda chegou ainda em janeiro. Já recebemos os alimentos não perecíveis e agora os perecíveis estão chegando. A qualidade está muito boa, e isso é importante para o aluno”, disse o diretor.

Os kits escolares do Governo do Estado também começaram a ser entregues aos estudantes, inicialmente para as primeiras séries, com distribuição gradual ao longo da semana.

Alta procura por vagas

A procura por vagas no Premen segue alta, reflexo da tradição e do trabalho desenvolvido pela escola.

“Esse ano estamos tendo muita dificuldade para conseguir vaga para todo mundo. Algumas turmas já estão fechadas, principalmente de manhã e à noite. Ainda temos poucas vagas à tarde e algumas à noite, mas é bem limitado”, afirmou.

Segundo o diretor, o colégio mantém como lema a seriedade e o respeito no ensino, o que atrai cada vez mais famílias.

Uniforme e transporte escolar

No primeiro dia de aula, a maioria dos alunos já compareceu uniformizada.

“A gente avisou desde o período de matrícula, ainda em outubro e dezembro. Hoje, acredito que mais de 95% dos alunos estejam uniformizados”, ressaltou.

Sobre o transporte escolar, Domenício explicou que houve um ajuste inicial devido à troca da empresa responsável, mas que a situação já foi organizada com apoio da Prefeitura de Toledo.

“A empresa pediu um prazo para iniciar as rotas e a Prefeitura foi muito ágil, fazendo uma parceria temporária para garantir o transporte. Agora os pais precisam providenciar a carteirinha para que os alunos possam utilizar normalmente”, explicou.

Rede estadual em Toledo

O NRE de Toledo atende 16 municípios, com um total de 92 escolas estaduais. Somente em Toledo, são cerca de 28 colégios estaduais, incluindo unidades nos distritos.

O município conta ainda com escolas no modelo cívico-militar, entre elas:

  • Colégio Estadual Cívico-Militar Antônio José Reis
  • Colégio Estadual Cívico-Militar Jardim Maracanã
  • Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte
  • Colégio Estadual Cívico-Militar Luiz Augusto Morais Rêgo
  • Colégio Estadual Cívico-Militar João Arnaldo Ritt
  • Colégio Estadual do Campo de Novo Sarandi, aprovado para implantação em 2026

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real