Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

André da Mata, de Toledo, vence competição e bate recorde no Velopark (RS)

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
André e a sua equipe. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

No último fim de semana, aconteceu no Velopark, em Porto Alegre (RS), a 7ª edição do Festival Velopark – 201 metros, além da 3ª etapa da VP Séries.

São metros de pura adrenalina e velocidade, percorridos em apenas alguns segundos e a uma velocidade impressionante. Além do espetáculo na pista, o evento contou com shows de manobras radicais.

O piloto André da Mata, da cidade de Toledo, fez bonito e conquistou o título da VP Series de Arrancada, batendo o recorde da prova, considerada uma das maiores competições da categoria no Brasil, que teve a participação de 220 carros em várias categorias ao longo dos quatro dias de competição.

“Esses carros são muito exigidos, dormimos muito pouco, mas fomos passando de fase, nos classificamos em terceiro lugar e, no domingo, 8, os classificados iriam para o mata-mata, que é onde se perde e volta para casa. Tivemos três passagens: na primeira, eu ganhei; na segunda, também, e fomos baixando o tempo da categoria, chegando muito próximo ao recorde. Já na passagem da semifinal e na final, tive uma reação de 0,06 segundos, que é o tempo de arranque com o carro, no momento em que as luzes começam a descer, o que é muito rápido. Conseguimos um tempo excelente de 5,592 segundos, e, além de ganhar, também batemos o recorde da categoria, o que foi demais. O carro passou a 225 km/h, em 200 metros, saindo parado, extremamente rápido. Foi uma emoção enorme. Tive algumas felicidades durante o ano de 2024, muito boas, porém essa superou tudo, tudo o que eu já havia passado na arrancada”, conta André, que tem um Chevette Dl – 1991.

Chevette Dl – 1991. Foto: arquivo pessoal

Para ele, é uma grande alegria trazer esse título para Toledo. “O lugar é fenomenal, a organização, as pessoas, tudo o que envolve esse evento é magnífico, e fomos presenteados com uma vitória e, além disso, batemos o recorde da categoria, que é a cereja do bolo. Isso foi resultado de muita competência da equipe e da minha parte, que não é fácil controlar um carro tão potente. Com certeza, também tivemos a mão de Deus abençoando a gente, e estamos muito gratos por trazer esse título a Toledo. Estou muito feliz, assim como toda a equipe. Foi uma satisfação enorme e fantástico participar desse evento, ser reconhecido a nível nacional e trazer esse título para a cidade que eu amo, que é Toledo”.

DRAGWAY – Ele comenta sobre o abandono da pista de Toledo e deseja fomentar a recuperação do espaço para receber grandes competições. “Queremos uma associação competente para gerenciar essa pista na cidade, a Toledo Dragway, com qualidade, profissionalismo e não apenas interesses próprios. Infelizmente, a pista está abandonada e poderia ser muito mais utilizada, pois é uma referência a nível nacional. Gostaria muito de fomentar isso, para que a pista se torne um palco capaz de receber outros pilotos, para que possamos treinar nela e ter resultados diferenciados dentro da nossa própria casa”, afirma.

REI – Ele menciona que, há dois anos, participa de provas de arrancada na região, como em Cascavel, Toledo, Maringá e outras localidades. Este ano, também participou, junto com a sua equipe, de uma competição em Balneário Camboriú (SC). “Ganhamos o No Prep Kings, que é o maior evento de pneu radial do Brasil. Fomos vitoriosos. Atualmente, na Lista Área 45, sou o rei da categoria, com muito orgulho, fruto de muito trabalho de toda a equipe Domingão Motorsport: meu mecânico Lucas Zene, Jackson Lane e minha esposa Bruna, que fazem parte dessas vitórias”, enaltece André da Mata.

Equipe Domingão Motorsport:

Preparador – Rodrigo Domingão

Mecânicos – Lucas Zenni e Jackson Lanne

Chefe de equipe – Bruna da Mata

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real