Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ana Paula Andrade reforça importância do descarte correto e chama atenção para falta de consciência ambiental em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

Coordenadora do Ecoponto do Santa Clara IV relata desafios, reforça orientações e alerta sobre descarte irregular de volumosos

A rotina no Ecoponto do Santa Clara IV, em Toledo, revela um cenário de avanços, mas também de desafios para a gestão ambiental do município. A coordenadora do espaço, Ana Paula Andrade, acompanha de perto o comportamento da comunidade e reforça a importância do descarte correto de resíduos — especialmente dos volumosos, que ainda são deixados em locais inadequados.

“É bastante trabalho. A população coopera bastante, mas alguns ainda não. Aqui recebemos tudo o que é reciclável e também móveis e materiais de pequenos geradores. Já resíduos de construção civil só podem ser entregues com protocolo liberado pela prefeitura”, explica Ana Paula.

O ecoponto possui contêineres destinados a diferentes tipos de resíduos, facilitando o processo de separação.
“Temos contêiner para eletrônicos e eletrodomésticos, outro para móveis, um para vidros, um para sucata e outro para recicláveis como papel e plástico. Depois do incêndio no Aterro Sanitário, todo material volumoso passou a ser trazido para cá”, detalha.

Foto: Gazeta de Toledo

Entre os materiais volumosos estão colchões, sofás e guarda-roupas — itens que, segundo Ana Paula, ainda são abandonados em calçadas e terrenos baldios.
“É inaceitável que algumas pessoas deixem esses materiais em frente de casa ou joguem em terrenos. É tão simples trazer até aqui, onde garantimos o destino correto. Infelizmente, ainda recebemos até lixo doméstico, o que não é permitido”, lamenta.

Ela destaca que o município disponibiliza serviço de recolhimento, mas mediante solicitação.
“A pessoa pode trazer os materiais diretamente ao ecoponto, mas também pode abrir um protocolo. Em até 72 horas, o pessoal da prefeitura faz o recolhimento. A única condição é que o protocolo seja feito”, reforça.

Ana Paula também relatou casos de moradores que desconhecem a facilidade do serviço.
“Uma senhora aqui do bairro deixou um guarda-roupa na calçada e ninguém recolheu. Como ela mora perto, seria mais fácil trazer ao ecoponto. Quem não tem carro pode pedir emprestado ou fazer o protocolo para a prefeitura buscar”, comenta.


Descarte irregular é crime

Abandonar volumosos em vias públicas é crime ambiental. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156.


Investimento no ecoponto

As melhorias estruturais do Ecoponto do Santa Clara IV, realizadas no ano passado, receberam investimento aproximado de R$ 835 mil, executadas pela Emdur.


Funcionamento

O Ecoponto do Santa Clara IV fica na Rua Mate Laranjeira, 2950, e funciona:

  • Segunda a sexta: 8h às 12h | 13h às 17h
  • Sábados: 8h às 12h

Recebe volumosos, eletrônicos e recicláveis, exceto resíduos orgânicos.

Foto: Gazeta de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Marcelo da Rosa o influencer “Solitário”, emite nota de esclarecimento.

Cotações em tempo real