Uma videoconferência realizada na tarde desta quinta-feira (15), promovida em parceria entre a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e o IDR-Paraná, culminou com a assinatura do primeiro termo de cooperação do IDR-Paraná com o município de Anahy. O evento foi conduzido pelo coordenador da Mesorregião Oeste do IDR, engenheiro agrônomo Ivan Decker Raupp, que é gerente regional do IDR-Paraná de Toledo.

Na abertura do evento, o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, agradeceu o prefeito de Santa Tereza do Oeste e primeiro vice-presidente da Amop, Élio Marciniak, o Kabelo, que representou na reunião o prefeito de Cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos, pela parceria, e também ao diretor geral da Amop, Vinícius Almeida, que com sua equipe não mediu esforços para que o evento acontecesse, inclusive com expressiva participação, em torno de 200 pessoas na sala.

Todos os extensionistas das regiões de Cascavel, Toledo e Campo Mourão estiveram presentes, com expressivo número de prefeitos, vereadores e secretários municipais de Agricultura, Informa José Lindomir Pezenti, gerente regional de Cascavel do IDR-Paraná

As autoridades que fizeram pronunciamento na abertura foram o prefeito Kabelo; o prefeito de Anahy, Carlos Antônio Reis; Rafael Llanillo, diretor de integração do IDR-Paraná; e Leandro Cesar de Oliveira, prefeito de Araruna e presidente da Comcam. 

Em seguida, o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, explanou sobre os programas estruturantes do governo para o setor. Dentre eles, o Programa de Energia Rural Renovável, o Banco do Agricultor, o lançamento em breve de um edital para aporte financeiro a projetos de associações e cooperativas dentro do Coopera Paraná, e outros.

Ortigara frisou ainda a importância do agronegócio paranaense, comemorando a sanidade do rebanho bovino que está com status de área livre aftosa sem vacinação.

Fonte: Amop