AMIC segue sua missão de ser voz ativa em defesa das micros e pequenas empresas. Foto: assessoria

Na semana em que comemora o aniversário de 40 anos de fundação, a AMIC (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná) volta seu olhar para o passado, fortalecida para continuar mirando no futuro do associativismo, não apenas em Cascavel, berço de sua fundação, mas também em âmbito nacional.

No próximo sábado, dia 25 de maio, a entidade completa quatro décadas de dedicação ao fortalecimento das micro e pequenas empresas. E, quando falamos em empresas, estamos, necessariamente, resgatando mãos que construíram um legado. Cada gestão que ficou à frente da entidade promoveu passos evolutivos e adaptados aos desafios e demandas de cada década.

“Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que a trajetória da AMIC é marcada por conquistas coletivas. Cada líder que passou por aqui deixou sua marca, contribuindo para a construção dessa história de sucesso”, comemora Jovane dos Santos Borges, atual presidente da entidade.

Sonho coletivo
Desde os primeiros passos, a AMIC foi guiada pelo desejo de somar forças. Sob a liderança de Celestino Zanella – primeiro presidente e um dos fundadores -, a fundação da entidade e a criação do primeiro estatuto foram iniciativas fundamentais que garantiram um início sólido mesmo com apenas 12 associados. Nos primeiros anos, os esforços foram focados na construção de uma comunidade unida, com a busca ativa por novos associados e a formação de um corpo diretor comprometido. A dedicação era tanta que, muitas vezes, as despesas eram cobertas do próprio bolso dos fundadores.

Vencidos os primeiros desafios, a década seguinte foi marcada pela consolidação e expansão dos serviços oferecidos aos associados. A criação da Cohamic (Cooperativa Habitacional AMIC), e do Convênio Saúde AMIC são exemplos disso. Foram marcos importantes na gestão do empresário João Flores, que sucedeu Zanella e, por 12 anos, presidiu a entidade, focando nas necessidades habitacionais e de saúde dos membros.

A gestão de Carlos Augusto Martini foi marcada pela austeridade nos gastos. A sustentabilidade financeira sempre foi seu foco central e isso resultou em um caixa robusto e que permitiu a construção da nova sede com recursos próprios. Martini também teve participação ativa na criação do Fopeme (Fórum Permanente das MPE), contribuindo para a elaboração do estatuto e a assinatura do decreto pelo então governador Roberto Requião.

A internacionalização e a inovação estiveram no foco da gestão Jorge Luiz dos Santos. Logo ao assumir, o médico logo promoveu o II Encontro Latino-Americano de MPEs em Cascavel, conectando empresários de toda a América Latina. Sua gestão também introduziu o Plano de Segurança Simplificado para o Corpo de Bombeiros e o convênio Amic Pet, o primeiro da região oeste do Paraná. Além disso, Santos teve um papel fundamental na criação do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel) do qual a AMIC faz parte, e na luta da entidade pela reforma trabalhista, que originou a nova CLT.

Celso Benedito Bevilacqua deu continuidade ao fortalecimento institucional com eventos de grande impacto, como palestras com Drauzio Varela e Daiana Garbin, atraindo centenas de participantes. Ele também consolidou o já tradicional Caminho Terra do Sol no calendário oficial de eventos de Cascavel e finalizou a reforma trabalhista com a apresentação do Dr. Marlos Melek.

Durante a gestão de Sandro Luiz Viapiana, a AMIC enfrentou o desafio da pandemia com resiliência. O período foi marcado por muitas empresas fechando as portas ou com dificuldades para se manterem abertas. Visando o apoio aos empreendedores, Viapiana e toda a direção lançaram o projeto Conecta, oferecendo apoio e treinamento virtual a 120 associados, demonstrando a capacidade da AMIC de se reinventar mesmo numa crise mundial. Foi também sob sua liderança que a construção da nova sede teve início.

Primeira mulher a assumir a presidência da AMIC, Sônia Regina Spengler Xavier entrou para a história concluindo e inaugurando a nova sede, onde a entidade está sediada desde 28 de junho de 2021. Esta estrutura moderna e sustentável marcou um novo capítulo na história da entidade, proporcionando um espaço adequado para continuar sua missão de apoio ao empreendedorismo. A gestão de Sônia ainda focou na inclusão e capacitação de empresárias e jovens empresários, promovendo a sucessão familiar nas empresas.

Missão contínua
Um diferencial da AMIC, desde a fundação na década de 1980, é a forma de administração, com uma diretoria eleita e composta por empresários associados, não remunerados. Sem fins lucrativos, a AMIC reverte em favor dos associados todo o resultado financeiro da associação. São projetos que visam à inovação, sustentabilidade e permanente capacitação evolutiva com o mercado.

Hoje, sob a liderança de Jovane dos Santos Borges, a Associação continua inovando. Em andamento, está a evolução do convênio de saúde, que está mais intuitivo e moderno, com um aplicativo que promete tornar os processos mais ágeis e transparentes para todos os beneficiários do convênio saúde.

Borges também está focado em promover mudanças internas necessárias para que a AMIC continue conectada com as necessidades dos associados.

“Ao darmos continuidade ao legado de nossos antecessores, estamos demonstrando nossa força ao sermos uma voz ativa em favor de um sistema tributário justo e defendendo o associativismo como o melhor meio para, juntos, evoluirmos. Somos referência em atuação, buscando estratégias para o setor e extrapolando os limites municipais,” reafirma Jovane Borges.

Para ele, o testemunho do comprometimento de seus líderes e associados demonstra que “a AMIC está preparada para enfrentar os desafios dos próximos 40 anos”.

Fonte: assessoria