Foto: Divulgação

A Mostra Brasileira de Foguetes é uma iniciativa da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB)

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio organizados em sete equipes desenvolveram modelos de foguetes, sob a orientação das disciplinas de física e química para participarem da 16ª MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes. O lançamento aconteceu no campo do Colégio La Salle, onde foram avaliados segundo o regulamento da Mostra. Para cada nível escolar os candidatos precisavam seguir a regulamentação sugerida pela organização para o desenvolvimento do foguete e seu combustível.

A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

A auxiliar pedagógica do Laboratório Ciência, Tecnologia e Inovação – Espaço Maker, Laisla Beledeli destaca que o experimento requer os conhecimentos curriculares. “Para a confecção dos foguetes, foram necessários conhecimentos da área de física, para construir o “corpo” dos foguetes, e também de química, no que tange a utilização dos combustíveis como mecanismo para que o foguete funcionasse”.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O regulamento da Mobfog sugere para o Nível 4 – Ensino Médio, duas opções para a construção dos foguetes: com combustível propelente de vinagre e bicarbonato de sódio, ou com combustível propelente sólido. “Na confecção dos nossos foguetes, utilizamos ambas as opções. Além dessas, também utilizamos como teste a opção definida pela Mobfog para o Nível 3, na qual foi utilizado como propelente somente água e ar comprimido por uma bomba manual de encher pneus de bicicletas”, detalha Laisla.

Ambas as opções de foguetes têm capacidade para atingir grandes distâncias, o que os diferenciou foi apenas a forma como foram construídos e o modelo que as equipes optaram para a confecção. “O foguete que obteve maior distanciamento foi aquele elaborado como teste, com a regulamentação do nível 3, utilizando como propelente água e ar comprimido. Apesar de ter sido o primeiro colocado com maior distância atingida, como ele não está na regulamentação para o Ensino Médio, não entrará na disputa Mobfog. Dessa forma, o segundo e terceiro colocados, que utilizaram como propelente a reação entre o vinagre e bicarbonato de sódio, entrarão na disputa da Mobfog”.

Para o diretor do Colégio La Salle de Toledo, Ir. André Müller, a participação dos estudantes Lassalistas na Mostra é mais uma experiência pedagógica. “Os Projetos desenvolvidos no espaço Maker têm refletido o aprender com a mão na massa, aprender experimentando, com muita inovação e criatividade dos estudantes”.

Foto: Divulgação

O pódio

1º Água e ar comprimido (teste) – 47 metros
Estudantes: Mariane Veloso Marcon, Julia Carvalho Remonti, Joyce Silva Ribeiro e Murilo Dietrich.

2º Vinagre e Bicarbonato de Sódio – 14 metros
Estudantes: Isabela Orso, Pedro Ilson Borba Nunes, Thainá Zanotelli Molinari, Luana Pauline Knostt e Marcos Antônio de Lima Esser.

3º Vinagre e Bicarbonato de Sódio – 09 metros
Estudantes: Ana Clara Rosa dos Santos, Luiza Sônego Cruz, Bárbara Vitória Schneider e Lucas Pascoal.

Fonte: Assessoria