Por Marcos Antonio Santos
A honraria da Medalha de Ouro, Prata e Bronze – honra ao mérito – é um símbolo de reconhecimento aos estudantes que se dedicam e alcançam excelentes resultados acadêmicos. No Colégio Premen de Toledo (Colégio Estadual Presidente Castelo Branco), essa conquista é reservada aos alunos que mantêm uma média de notas acima de 7, demonstrando não apenas competência, mas também esforço contínuo e compromisso com seus estudos. A solenidade foi realizada nessa terça-feira, 22, no Anfiteatro Moacir Galante.
MEDALHAS – O diretor do colégio, Domenicio Ferreira Coelho, explica que a honra ao mérito se refere a três medalhas que certificam os alunos que conseguem médias de 7 a 8, de 8 a 9 e de 9 a 10. “Temos uma grata satisfação em honrá-los, em demonstrar que eles mereceram essa honra ao mérito. As famílias também foram convidadas, neste ano, para fazermos a entrega desse certificado, porque a família é muito importante nesse processo. Essas notas refletem o compromisso da família, dos filhos, e dos alunos para que tenham êxito e consigam essas boas médias, que são médias em cada disciplina, não apenas uma média geral, o que evidencia ainda mais o aprendizado deles.” Bronze de 7 a 8; prata de 8 a 9; e ouro de 9 a 10,0.
ORGULHO – Essa honraria ressalta a importância da perseverança e do foco nos objetivos dos estudantes, sendo motivo de orgulho para toda a comunidade escolar. Alunos e alunas que recebem essa distinção provam que o empenho é recompensado, tornando-se exemplos a serem seguidos pelos demais colegas.

O diretor comenta que a entrega da honraria ocorre a cada trimestre, mas era realizada de forma modesta, sem a presença dos pais, e entregue em sala de aula. “Era um sonho meu fazer essa entrega para os pais, e desta vez conseguimos. O colégio faz esse processo há bastante tempo, mas sempre realizávamos na sala de aula com os alunos. Queríamos valorizar toda a família nesse processo. Antes, alunos que tinham média acima de 6 recebiam a honraria; agora não, resolvemos classificá-los a partir de 7, ou seja, o mérito deve ser ainda maior. É uma forma de incentivá-los. Vemos muita perseverança nos alunos que tiram boas notas, inclusive alguns que ficam tristes porque, às vezes, por cinco décimos não recebem a honra ao mérito. Faltou um pouquinho mais de determinação, uma tarefa que não foi feita, e que poderia ter garantido esse meio ponto”, afirma Domenicio.
UNIVERSIDADE – De acordo com o diretor, os alunos do Premen, por meio desse incentivo, estão mais preparados para ingressar em uma universidade. “Praticamente todos os alunos que recebem essa honraria estão prontos para frequentar uma universidade e querem fazer um curso técnico ou superior. Eles estão preparados para isso. Inclusive, nosso colégio continua sendo, e espero que por muitos anos ainda seja, muito bem avaliado pelas universidades de Toledo, tanto as públicas quanto as particulares. Isso é fruto da organização da escola, do excelente trabalho dos professores, do incentivo das famílias e dos alunos, que são filhos maravilhosos desses pais, que honram suas famílias com suas conquistas”.
ESFORÇO – Os alunos do Premen demonstram não apenas competência, mas também esforço contínuo e compromisso com seus estudos. “Essas competências vão sendo alicerçadas, e o esforço vai se tornando cada vez mais fácil para eles, porque, quando o alicerce é bom, é fácil edificar. Como eles são esforçados, esse empenho contínuo aprimora seus estudos cada vez mais. Quero agradecer à comunidade que confia no nosso trabalho, que nos confia seus filhos, e agradecemos a todos que matriculam seus filhos no Premen, independentemente de estarem recebendo ou não esse certificado de honra ao mérito, mas que confiam seus filhos a nós. Queremos retribuir com muito conhecimento para eles, para que possam viver num mundo melhor e mais preparados. Muito obrigado às famílias”, enfatiza Domenicio Ferreira Coelho.