Por Marcos Antonio Santos
Alunos do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, em Toledo, estão pedindo ajuda financeira para participarem das feiras de ciências neste ano. São 14 trabalhos, desenvolvidos por 16 alunos que dedicam várias horas semanais à pesquisa científica. Esses trabalhos procuram solucionar problemas do dia a dia, sempre buscando reduzir custos e ser sustentáveis.
Cintia Lima, mãe da aluna Fernanda Jank, de 15 anos, disse que as despesas seriam de R$ 1.000,00 por aluno. “Estamos fazendo essa vaquinha para ajuda de custo, no caso, do transporte para as feiras de ciências. Eles vão participar de quatro feiras, em agosto, setembro e outubro. O valor das despesas com transporte é em torno de R$ 1.000,00 por aluno, e é um custo alto para cada pai. Então, como não conseguimos nenhuma ajuda da prefeitura de Toledo e da Secretaria da Educação, os pais estão tentando, de alguma forma, arrecadar esse dinheiro para que os alunos possam participar dessas feiras. Criamos essa vaquinha online e o que estamos precisando agora é divulgar. Quanto mais pessoas puderem ajudar, melhor”, afirma Cintia.
Para que esses projetos possam participar de eventos científicos, os alunos estão promovendo outras atividades com o objetivo de conseguir recursos para custear as despesas de transporte para os eventos: Mosfset (Vassouras-RJ, que terá início no dia 12 de agosto), Ficp (Ituiutaba-MG), Febic (Pomerode-SC) e Mostratec (Novo Hamburgo-RS).
“Depois, a próxima feira será de 28 a 30 de agosto, em Minas Gerais. Essas são as duas mais próximas, a Mosfset e a Ficp, por isso estamos com pressa para arrecadar o dinheiro. Quanto mais recursos conseguirmos, menos os pais terão que desembolsar. Nossa corrida é contra o tempo, pois a primeira feira começa no dia 12 de agosto”, menciona Cintia.
Fazer ciência é um grande desafio, mas para alunos de escola pública, esse desafio é imenso. Contudo, é uma oportunidade de fazer a diferença na sociedade e na vida de muitos estudantes. Para alguns, é a oportunidade de conseguir ir para a universidade.
Conforme Cintia, neste ano a prefeitura de Toledo não cedeu o transporte devido ao período eleitoral. “O Clube de Ciências participa dessas feiras há alguns anos, e sempre foi custeado pelos pais. No ano passado, conseguimos alguma ajuda com o transporte para a feira em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul; a prefeitura cedeu esse transporte. Neste ano, por ser ano eleitoral, eles disseram que não podem ceder, por envolver a questão das eleições. Ficamos contando com essa ajuda, que não veio, e agora, com o prazo das feiras se aproximando, temos que custear o transporte”, revela Cintia Lima.
Vakinha: https://www.vakinha.com.br/5003349. Chave PIX: 5003349@vakinha.com.br
Você precisa fazer login para comentar.