Foto: Unioeste

Um grupo de cinco estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, alcançou o terceiro lugar na Hackathon Copel 2024. A competição, que reuniu 44 equipes, teve sete finalistas avaliados por diretores da Copel. Como premiação, cada integrante do grupo recebeu um Tablet S6 Lite, além do reconhecimento pelo trabalho inovador e pela qualidade da solução apresentada.

O evento visa promover a inovação e gerar soluções que beneficiem tanto as organizações quanto os participantes, incentivando a integração com universidades paranaenses.

A equipe da Unioeste desenvolveu uma solução inovadora para um problema recorrente enfrentado pela Copel: os altos custos causados pela falta de manutenção preventiva dos transformadores de energia instalados nas ruas. Os alunos criaram um modelo de Inteligência Artificial que, utilizando dados históricos da empresa e informações de sensores nas subestações, identifica as áreas da cidade com maior probabilidade de sobrecarga nos transformadores.

Para os estudantes, o resultado alcançado reflete a sólida formação que o curso proporciona, tanto em aspectos técnicos quanto no desenvolvimento de habilidades interpessoais. “Significa que estamos bem qualificados e preparados para enfrentar diversos tipos de problemas no mercado de trabalho, mostrando como o curso e os professores nos preparam tanto tecnicamente, quanto desenvolvem nossas soft skills, como as de interação e comunicação. Sem essas habilidades, seria muito mais complicado interagir com os monitores do evento, que são os próprios funcionários da Copel, assim como apresentar nossas ideias para os diretores”, afirmaram os acadêmicos.

Fonte: Unioeste