Quatro alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Toledo, realizam aulas de introdução à lógica de programação para os adolescentes que participam do Projeto Florir, um programa de fortalecimento comunitário da Prefeitura Municipal, que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Durante cinco sábados os alunos farão oficinas, conforme explica o acadêmico Vinicius Robetti França. “O objetivo é estimular nos alunos a comunicação e o raciocínio lógico, competências que serão úteis em diversas áreas e profissões, além de servirem de fundamento para os conteúdos que trabalharemos ao longo das aulas”.
A iniciativa faz parte do projeto de extensão dos alunos. Para Vinicius, essa é uma oportunidade de relembrar conteúdos que foram vistos na Universidade e aprender com os participantes. “É uma troca de saberes: nós temos a chance de relembrar o que já estudamos e também entender a perspectiva de quem está “de fora”. Para os alunos, é uma oportunidade de desenvolver competências que vão além da programação, de modo que, mesmo que não sigam nessa área, ainda poderão aproveitar as aulas de diferentes formas”.
Além de Vinicius, participam também do projeto os acadêmicos Eduarda Ribeiro da Silva, Gustavo Petrachim Duarte e Lucas Bortolotto.
Fonte: Unipar