Foto: Ascom/Pref. de Maripá

Os kits com alimentos não perecíveis e da agricultura familiar foram adquiridos com recursos federais, totalizando um investimento de mais de R$ 54 mil.

O Governo Municipal de Maripá por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto realizou nesta quinta-feira (12) a distribuição de kits da alimentação escolar nas escolas da sede e dos distritos e no CMEI Casinha Feliz, contemplando todos os cerca de 700 alunos matriculados regularmente na rede municipal de ensino.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Jony Zils, esta é a terceira etapa de distribuição durante o período de pandemia com o objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, considerando o período de aulas em formato remoto e híbrido.

“A distribuição destes alimentos reforça a importância de uma boa alimentação para o aprendizado e é um auxílio importante considerando o período em que os alunos estiveram em casa. Gradativamente, estamos retornando com as atividades presenciais e temos uma previsão de retornar 100% nos próximos dias, conforme as últimas orientações que recebemos. Hoje, 85% dos estudantes já estão com aulas presenciais”, relata o secretário.

Os alimentos que compõem os kits foram definidos pela nutricionista do município, Jussara Garcia França e, segundo ela, são uma oferta complementar à alimentação escolar. “Estes kits contêm alimentos variados como feijão, arroz, fubá, macarrão, leite em pó, óleo de soja e produtos da agricultura familiar como pães, bolo, cuca, filé de peixe entre outros e atendem 20% das necessidades nutricionais diárias da criança, atuando de forma complementar”, explica a nutricionista.

Os kits com alimentos não perecíveis e da agricultura familiar foram adquiridos com recursos federais, totalizando um investimento de mais de R$ 54 mil. A distribuição dos alimentos aos alunos foi autorizada pelo Governo Federal através da lei nº 13.987/2020 e é regulamentada pelo Decreto Municipal nº 222 de 1º de outubro de 2020, que altera o Decreto nº 172 de 29 de julho de 2020, que dispõe sobre a manutenção do abastecimento e distribuição da alimentação escolar na rede pública de ensino do Município de Maripá. A ação é ainda acompanhada pelo CAE – Conselho da Alimentação Escolar de Maripá.

Fonte: Ascom/Pref. de Maripá